A Educação Musical na Igreja Católica: uma investigação no Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante/RS
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432119Palavras-chave:
música religiosa, canto gregoriano, formação musical, professor Frei Franciscano Emílio ScheidResumo
A presente pesquisa objetivou compreender como se estabeleceu no Convento Franciscano São Boaventura um ambiente de ensino e aprendizagem de música. Para tanto, a construção metodológica desta investigação possuiu caráter qualitativo em sua abordagem e a pesquisa documental como método. Como técnica para coleta dos dados, utilizou-se a pesquisa via internet, bem como a análise de conteúdo como técnica para a análise dos dados. O referencial teórico valeu-se de três conceitos: o primeiro deles, relativo às funções sociais da música na terceira idade da música; o segundo dispôs sobre o que significa formar-se musicalmente na Igreja Católica, enquanto o terceiro discorreu sobre o significado de ser formador musical na Igreja Católica. Assim, pôde-se concluir que a organização institucional da Igreja Católica, em que os espaços de formação, de estudo e de aprofundamento deveriam contemplar a preparação musical; a presença das dez funções sociais da música, por meio de diferentes manifestações; o intenso papel formador desempenhado pelo Professor Frei Franciscano Emílio Scheid; e um ensino de música direcionado não somente aos noviços e religiosos estabelecidos no Convento, mas também aos estudantes externos, são fatores que, entrelaçados, estabeleceram no Convento Franciscano São Boaventura um ambiente de ensino e aprendizagem de música, constituindo um fenômeno único que neste trabalho foi investigado.
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