A Educação Musical na Igreja Católica: uma investigação no Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432119

Palavras-chave:

música religiosa, canto gregoriano, formação musical, professor Frei Franciscano Emílio Scheid

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender como se estabeleceu no Convento Franciscano São Boaventura um ambiente de ensino e aprendizagem de música. Para tanto, a construção metodológica desta investigação possuiu caráter qualitativo em sua abordagem e a pesquisa documental como método. Como técnica para coleta dos dados, utilizou-se a pesquisa via internet, bem como a análise de conteúdo como técnica para a análise dos dados. O referencial teórico valeu-se de três conceitos: o primeiro deles, relativo às funções sociais da música na terceira idade da música; o segundo dispôs sobre o que significa formar-se musicalmente na Igreja Católica, enquanto o terceiro discorreu sobre o significado de ser formador musical na Igreja Católica. Assim, pôde-se concluir que a organização institucional da Igreja Católica, em que os espaços de formação, de estudo e de aprofundamento deveriam contemplar a preparação musical; a presença das dez funções sociais da música, por meio de diferentes manifestações; o intenso papel formador desempenhado pelo Professor Frei Franciscano Emílio Scheid; e um ensino de música direcionado não somente aos noviços e religiosos estabelecidos no Convento, mas também aos estudantes externos, são fatores que, entrelaçados, estabeleceram no Convento Franciscano São Boaventura um ambiente de ensino e aprendizagem de música, constituindo um fenômeno único que neste trabalho foi investigado.

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Biografia do Autor

Leonardo Giongo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Leonardo Giongo é licenciado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e estudante do curso Básico de Música, com habilitação em Canto, da Fundação Municipal das Artes de Montenegro (FUNDARTE). É membro, desde 2021, do grupo de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem), grupo registrado na Plataforma dos grupos de Pesquisa do CNPq, com a chancela da UERGS. No grupo, participa como estudante da linha de pesquisa "Estudos sobre processos de ensino e aprendizagem de música". É também membro, desde 2022, da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). http://lattes.cnpq.br/2908128517548956

 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

Cristina Rolim Wolffenbüttel é Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. É licenciada em Música, especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação, especialista em Literatura Brasileira, especialista em Filosofia e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. É professora do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PPGED/UERGS. É coordenadora da Linha 2: Artes em Contextos Educacionais do PPGED/UERGS, coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na UERGS, líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela UERGS. É também professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e integrante da Fundação Santos Herrmann. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. http://lattes.cnpq.br/8275456979754488

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Giongo, L., & Rolim Wolffenbüttel, C. (2024). A Educação Musical na Igreja Católica: uma investigação no Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante/RS. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32119. https://doi.org/10.33054/ABEM202432119

Edição

Seção

Artigos