Orientações para avaliadores
O envio do parecer avaliativo se dá pelo sistema OJS em três etapas:
1) Redação de um parecer escrito, em forma de texto, com dois campos para preenchimento: considerações para Editor e Autor, e considerações apenas para o Editor.
2) Envio (opcional) de um arquivo com o texto original adicionado de comentários avaliativos. Neste caso, é essencial remover os dados de autoria antes de incluir o documento no sistema.
3) Seleção da recomendação editorial. São cinco as recomendações possíveis:
- Aceitar: o parecerista avalia o editor e o/a autor/a que o artigo foi considerado apto para publicação na Revista sem a necessidade de qualquer correção ou revisão.
- Correções obrigatórias: o parecerista avalia que o/a autor/a deve fazer pequenas revisões (que devem ser detalhadamente explicadas no texto do parecer) que o editor pode aprovar sem ser necessário enviar para uma nova rodada de avaliação.
- Não aceitar: o parecerista avalia que o artigo não tem potencial de publicação; a submissão será removida no processo editorial. No entanto, encoraja-se o/a autor/a a seguir as sugestões dos pareceres avaliativos e eventualmente submeter um novo texto para avaliação no periódico.
O parecer deve ser redigido com base nos pontos elencados, sintetizando as conclusões acerca da avaliação do trabalho, indicando inclusive as alterações que devem ser realizadas no texto. O parecer deve ser o mais completo e detalhado possível para que o/a autor/a possa atender as solicitações de revisão e de correção, e para que saiba as razões objetivas pelas quais o trabalho foi aprovado ou reprovado.
É essencial que os/as pareceristas conheçam as Orientações aos autores e o conteúdo do template para os artigos da Revista, disponíveis nesta página.