A Educação Musical na Igreja Católica: uma investigação no Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432119

Palabras clave:

música religiosa, canto gregoriano, formação musical, professor Frei Franciscano Emílio Scheid

Resumen

La Educación Musical en la Iglesia Católica: una investigación en el Convento Franciscano São Boaventura

 

Resumen: La presente investigación tuvo como objetivo comprender cómo se estableció en el Convento Franciscano São Boaventura un ambiente de enseñanza y aprendizaje de música. Para ello, la construcción metodológica de esta investigación poseyó un carácter cualitativo en su abordaje y la investigación documental como método. Como técnica para la recolección de datos, se utilizó la investigación vía internet, así como el análisis de contenido como técnica para el análisis de los datos. El referencial teórico se valió de tres conceptos: el primero de ellos, relativo a las funciones sociales de la música en la tercera edad de la música; el segundo, dispuso sobre lo que significa formarse musicalmente en la Iglesia Católica, mientras que el tercero discurrió sobre el significado de ser formador musical en la Iglesia Católica. Así, se pudo concluir que la organización institucional de la Iglesia Católica, en la que los espacios de formación, de estudio y de profundización deberían contemplar la preparación musical; la presencia de las diez funciones sociales de la música, por medio de diferentes manifestaciones; el intenso papel formador desempeñado por el Profesor Fray Franciscano Emílio Scheid; y una enseñanza de música dirigida no solamente a los novicios y religiosos establecidos en el Convento, sino también a los estudiantes externos; son factores que, entrelazados, establecieron en el Convento Franciscano São Boaventura un ambiente de enseñanza y aprendizaje de música, constituyendo un fenómeno único que en este trabajo fue investigado.

 

Palabras clave: Música Religiosa, Canto Gregoriano, Formación Musical, Profesor Fray Franciscano Emílio Scheid.

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Biografía del autor/a

Leonardo Giongo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Leonardo Giongo é licenciado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e estudante do curso Básico de Música, com habilitação em Canto, da Fundação Municipal das Artes de Montenegro (FUNDARTE). É membro, desde 2021, do grupo de pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem), grupo registrado na Plataforma dos grupos de Pesquisa do CNPq, com a chancela da UERGS. No grupo, participa como estudante da linha de pesquisa "Estudos sobre processos de ensino e aprendizagem de música". É também membro, desde 2022, da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). http://lattes.cnpq.br/2908128517548956

 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

Cristina Rolim Wolffenbüttel é Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. É licenciada em Música, especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação, especialista em Literatura Brasileira, especialista em Filosofia e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. É professora do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PPGED/UERGS. É coordenadora da Linha 2: Artes em Contextos Educacionais do PPGED/UERGS, coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na UERGS, líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela UERGS. É também professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e integrante da Fundação Santos Herrmann. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. http://lattes.cnpq.br/8275456979754488

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Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Giongo, L., & Rolim Wolffenbüttel, C. (2024). A Educação Musical na Igreja Católica: uma investigação no Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante/RS. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32119. https://doi.org/10.33054/ABEM202432119