Política editorial
1 Processo de Avaliação pelos Pares (arbitragem)
Avaliação por pares/às cegas
1- O(s) autor(es) envia(m) um artigo para o Editor da Revista da ABEM via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER);
2- O texto é submetido ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas;
3- Os textos que atenderam às exigências editoriais e normativas são encaminhados, sem identificação, para dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, o(a) editor(a) daRevista encaminha para um terceiro avaliador que definirá o resultado da avaliação. Os nomes dos avaliadores são mantidos em sigilo;
4- Os pareceres emitidos pelos avaliadores são encaminhados para o(s) autor(es) para apreciação e/ou modificações solicitadas;
5- O(s) autor(es) é(são) comunicado(s) do prazo limite para a postagem via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da versão final do texto, com as devidas identificações de autoria e demais dados que se façam necessários no arquivo;
6- O texto é encaminhado para revisão, editoração e posterior publicação.
Obs: O(s) autor(es) será(ão) notificado(s) do andamento da avaliação do texto exclusivamente por e-mail.
Obs 2: O processo pode levar de 30 a 90 dias, a contar da data de recebimento do texto.
Estatísticas do Processo de Avaliação no ano de 2024
em construção
2 Ética, transparência e boas práticas
Declaração de Ética
A Revista da ABEM dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. A prevenção da negligência é uma responsabilidade do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio não é aceito pela Revista da ABEM. Os autores que submetem textos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado e não está em processo de revisão/avaliação em outro periódico.
A ABEM (entidade editora) é filiada à ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos).
Deveres do editor e do Conselho Editorial:
(Os deveres listados abaixo são baseados no Código de Conduta para Editores de Periódicos disponíveis no site do COPE (Comitê de Ética na Publicação), disponível em http://publicationethics.org/resources/guidelines:
1) O editor deve trabalhar em conjunto com o Conselho Editorial.
2) O editor e o Conselho Editorial podem aceitar, rejeitar ou exigir alterações nos artigos enviados para a Revista, mesmo após a avaliação dos pares.
3) O editor e o Conselho Editorial devem assegurar que as informações dos manuscritos sejam mantidas em sigilo.
4) O editor e o Conselho Editorial são os responsáveis pela qualidade geral das publicações.
5) O editor e o Conselho Editorial não vão utilizar os manuscritos enviados para a revista para pesquisas pessoais sem o consentimento do autor.
6) O editor e o Conselho Editorial devem avaliar inicialmente o manuscrito. Depois disso, o manuscrito é enviado aos avaliadores em sistema de duplo cego.
Todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de publicação da Revista da ABEM devem ainda seguir as normas listadas abaixo, baseadas no “Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors of the Committee on Publication Ethics” – COPE:
1) Pesquisas envolvendo seres humanos devem estar em acordo com as normas de ética em pesquisa vigentes.
2) Os autores devem incluir no artigo o número do CAEE e anexar como documento suplementar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Plágio
A Revista da ABEM utiliza o software Similarity Check, da Crossref, para detecção de plágio nos textos submetidos à revista. Caso o plágio seja detectado, o texto será retirado do processo de avaliação e devolvido ao(s) proponente(s).
Utilização de Inteligência Artificial
Quando ferramentas de Inteligência Artificial forem utilizadas na pesquisa e na elaboração do texto, os autores deverão declarar explicitamente seu uso. Essa declaração deverá ser informada na seção de metodologia ou em uma seção similar do manuscrito, como na seção Agradecimentos, para artigos sem uma seção de Metodologia.
Licenças
As obras publicadas pela Revista da ABEM estão licenciadas com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Conflito de Interesses
Interesses de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira de autores, avaliadores e editores, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Nesses casos, quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos que possam ter influenciado seu trabalho, reconhecendo no texto todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. Os avaliadores devem informar aos editores quaisquer conflitos que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito revisado, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não estiverem certos de o que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a equipe editorial da revista.
3 Política de Acesso Livre
A Revista da ABEM oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
4 Processo de preservação digital (arquivamento)
A Revista da ABEM é hospedada no portal da Associação Brasileira de Educação Musical, o que garante a preservação de conteúdo digital da revista por meio do Open Journal System, a partir do sistema PKP PN.
5 Taxas para submissão e publicação de textos
A Revista da ABEM não cobra taxas para a submissão ou publicação dos textos, tampouco pelos processos de avaliação, revisão ou download.