Desconstruindo barreiras: o que Gordon e Vigotski nos ensinam sobre o aprendizado musical na primeira infância
what Gordon and Vygotsky teach us about Musical Learning in early childhood
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202533105Palavras-chave:
Teoria de Aprendizagem Musical, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento musical, Primeira infância, Audiação.Resumo
Este artigo examina a Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural (PHC) de Lev S. Vigotski, buscando ampliar a reflexão sobre a educação musical na primeira infância. A pesquisa, de natureza teórica, utiliza estudo bibliográfico com análise dialógica para discutir a relação entre fatores internos/orgânicos e externos/culturais no desenvolvimento musical infantil, com foco na aquisição da musicalidade e de vocabulário musical. Os resultados sugerem que o aprendizado musical ocorre de forma dialética, mediado por interações socioculturais e experiências musicais diversificadas. As considerações finais apontam que a integração entre TAM e PHC pode contribuir para práticas pedagógicas inclusivas e contextualizadas.
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