Deconstruyendo las barreras

lo que Gordon y Vigotski nos enseñan sobre el aprendizaje musical en la primera infancia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202533105

Palabras clave:

Teoria de Aprendizagem Musical, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento musical, Primeira infância, Audiação.

Resumen

Este artículo examina la Teoría del Aprendizaje Musical (TAM) de Edwin Gordon desde la perspectiva de la Psicología Histórico-Cultural (PHC) de Lev S. Vygotsky, con el objetivo de ampliar su aplicabilidad en la educación musical en la primera infancia. Esta investigación teórica emplea una revisión bibliográfica y un análisis comparativo para discutir la relación entre factores internos y externos en el desarrollo musical infantil, centrándose en la adquisición de la musicalidad y el vocabulario musical. Los resultados sugieren que el aprendizaje musical ocurre de manera dialéctica, mediado por interacciones socioculturales y experiencias musicales diversas. Las consideraciones finales señalan que la integración entre la TAM y la PHC puede contribuir a prácticas pedagógicas inclusivas y contextualizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Muniz Villalba, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Juliana Villalba é doutoranda e mestre em Educação Musical pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciada em Música e bacharel em Piano Erudito pela mesma instituição e possui pós graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É co-fundadora, coordenadora pedagógica e educadora musical da Badalu – Núcleo de Aprendizagem Musical na Primeira Infância. Possui formação em Orff-Schulwerk (San Francisco) e Music Learning Theory (Instituto Gordon de Educación Musical, Madrid), com complementações no The Gordon Institute for Music Learning. Suas pesquisas focam na formação de educadores musicais na primeira infância e nas relações entre música, desenvolvimento infantil e psicologia histórico-cultural, atuando na formação de educadores musicais em instituições como Badalu, Sesc-SP, ABEM,

Silvia Cordeiro Nassif, UNICAMP

Silvia Cordeiro Nassif é doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) e graduada em Letras (Unicamp) e em Música (Unicamp). Trabalhou como docente na Universidade de São Paulo (USP), de 2007 a 2014. Atualmente é docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, atuando na área de Educação Musical do curso de Licenciatura em Música e como orientadora no Programa de Pós-graduação em Música dessa instituição. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Música, Linguagem e Cultura (MUSILINC/CNPq), desenvolve pesquisas em educação musical na sua interface com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento humano. Tem artigos publicados em alguns dos mais importantes periódicos de Música e de Educação do Brasil. http://lattes.cnpq.br/5744287103001741

Citas

BURTON, Suzanne L.; TAGGART, Cynthia Crump (Eds.). Learning from young children: research in early childhood. Lanham: Rowman & Littlefield Education, 2011.

CANECA, G. L. Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação: reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. 2021. 119 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

CARVALHO, A. M. et al. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COLLINS, A. The Music Advantage: How learning music helps your child's brain and wellbeing. Nova Iorque: TarcherPerigee, 2021.

FREIRE, R. D. Contribuições de Bruner e Gagné para a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPOM, 16., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: ANPPOM, 2006. v. 1, p. 895–900.

GORDON, E. E. Learning sequences in music: skill, content, and patterns. Chicago: GIA Publications, 2012.

GORDON, E. E. Music learning theory for newborn and young children. Chicago: GIA Publications, 2013.

HUBBELL, E. M. Social Music Interaction between Three-Year-Old Children and a Music Teacher. Tese. University of South Carolina, 2016. Disponível em: https://scholarcommons.sc.edu/etd/3492/

ILARI, B. S. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: ILARI, B. S. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, p. 271-302, 2006.

LOURO, G. L. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

MAFFIOLETTI, L. de A. Musicalidade comunicativa e senso de eu. Revista Orfeu. Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 133-151, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530 402022017133#:~:text=Na%20musicalidade%20comunicativa%2C%20elas%20s %C3%A3o,ou%20uma%20possibilidade%20de%20identidade

MITCHEN, S. The singing Neanderthals: the origins of music, language, mind and body. Liverpool: Orion Publishing Co, 2006. 23

PARIZZI, B. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios aos cantos espontâneos. Revista da ABEM. Porto Alegre, n. 15, p. 37-44, 2006. Disponível em:

https://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed15/revista15_arti go4.pdf.

PARIZZI, M. N.; RODRIGUES, H. O bebê e a música. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2020.

PÉREZ, M. et al. Jugando musica com niñas y niños. Espanha: IGEME Instituto Gordon de Educación Musical España, 2018.

SCHROEDER, S. C. N. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: Teoria e prática, São Paulo, v. 30, n. 58, p. 77-85, 2012.

SCHROEDER, S. C. N. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da Abem, Goiânia, 17(21), 2014. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/235

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

TORMIN, M. C. Dubabi Du: uma proposta de formação e intervenção musical na creche. 2014. 262 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

TREVARTHEN, C. et al. Bebê nosso professor. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2019.

VALERIO, W. The Gordon Approach: Music Learning Theory. University of South Carolina, [s. l.], 2008. Disponível em: https://www.allianceamm.org/resources/gordon/

VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

VILLALBA, J. M. A teoria de aprendizagem musical de E.E. Gordon sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural de L.S. Vigotski: uma contribuição para a educação musical na primeira infância. 2024. Dissertação (Mestrado em Música)

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

Muniz Villalba, J., & Cordeiro Nassif, S. (2025). Deconstruyendo las barreras: lo que Gordon y Vigotski nos enseñan sobre el aprendizaje musical en la primera infancia. REVISTA DA ABEM, 33(1), e-33105. https://doi.org/10.33054/ABEM202533105