Deconstruyendo las barreras
lo que Gordon y Vigotski nos enseñan sobre el aprendizaje musical en la primera infancia
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202533105Palabras clave:
Teoria de Aprendizagem Musical, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento musical, Primeira infância, Audiação.Resumen
Este artículo examina la Teoría del Aprendizaje Musical (TAM) de Edwin Gordon desde la perspectiva de la Psicología Histórico-Cultural (PHC) de Lev S. Vygotsky, con el objetivo de ampliar su aplicabilidad en la educación musical en la primera infancia. Esta investigación teórica emplea una revisión bibliográfica y un análisis comparativo para discutir la relación entre factores internos y externos en el desarrollo musical infantil, centrándose en la adquisición de la musicalidad y el vocabulario musical. Los resultados sugieren que el aprendizaje musical ocurre de manera dialéctica, mediado por interacciones socioculturales y experiencias musicales diversas. Las consideraciones finales señalan que la integración entre la TAM y la PHC puede contribuir a prácticas pedagógicas inclusivas y contextualizadas.
Descargas
Citas
BURTON, Suzanne L.; TAGGART, Cynthia Crump (Eds.). Learning from young children: research in early childhood. Lanham: Rowman & Littlefield Education, 2011.
CANECA, G. L. Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação: reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. 2021. 119 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
CARVALHO, A. M. et al. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
COLLINS, A. The Music Advantage: How learning music helps your child's brain and wellbeing. Nova Iorque: TarcherPerigee, 2021.
FREIRE, R. D. Contribuições de Bruner e Gagné para a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPOM, 16., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: ANPPOM, 2006. v. 1, p. 895–900.
GORDON, E. E. Learning sequences in music: skill, content, and patterns. Chicago: GIA Publications, 2012.
GORDON, E. E. Music learning theory for newborn and young children. Chicago: GIA Publications, 2013.
HUBBELL, E. M. Social Music Interaction between Three-Year-Old Children and a Music Teacher. Tese. University of South Carolina, 2016. Disponível em: https://scholarcommons.sc.edu/etd/3492/
ILARI, B. S. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: ILARI, B. S. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, p. 271-302, 2006.
LOURO, G. L. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
MAFFIOLETTI, L. de A. Musicalidade comunicativa e senso de eu. Revista Orfeu. Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 133-151, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530 402022017133#:~:text=Na%20musicalidade%20comunicativa%2C%20elas%20s %C3%A3o,ou%20uma%20possibilidade%20de%20identidade
MITCHEN, S. The singing Neanderthals: the origins of music, language, mind and body. Liverpool: Orion Publishing Co, 2006. 23
PARIZZI, B. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios aos cantos espontâneos. Revista da ABEM. Porto Alegre, n. 15, p. 37-44, 2006. Disponível em:
https://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed15/revista15_arti go4.pdf.
PARIZZI, M. N.; RODRIGUES, H. O bebê e a música. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2020.
PÉREZ, M. et al. Jugando musica com niñas y niños. Espanha: IGEME Instituto Gordon de Educación Musical España, 2018.
SCHROEDER, S. C. N. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: Teoria e prática, São Paulo, v. 30, n. 58, p. 77-85, 2012.
SCHROEDER, S. C. N. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da Abem, Goiânia, 17(21), 2014. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/235
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
TORMIN, M. C. Dubabi Du: uma proposta de formação e intervenção musical na creche. 2014. 262 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
TREVARTHEN, C. et al. Bebê nosso professor. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2019.
VALERIO, W. The Gordon Approach: Music Learning Theory. University of South Carolina, [s. l.], 2008. Disponível em: https://www.allianceamm.org/resources/gordon/
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
VILLALBA, J. M. A teoria de aprendizagem musical de E.E. Gordon sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural de L.S. Vigotski: uma contribuição para a educação musical na primeira infância. 2024. Dissertação (Mestrado em Música)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).