Deconstructing barriers

what Gordon and Vygotsky teach us about Musical Learning in early childhood

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202533105

Keywords:

Teoria de Aprendizagem Musical, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento musical, Primeira infância, Audiação.

Abstract

This article examines Edwin Gordon's Music Learning Theory (MLT) from the perspective of Lev S. Vygotsky's Cultural-Historical Psychology (CHP), aiming to expand its applicability in early childhood music education. This theoretical research employs a literature review and comparative analysis to discuss the relationship between internal and external factors in children's musical development, focusing on the acquisition of musicality and musical vocabulary. The results suggest that musical learning occurs dialectically, mediated by sociocultural interactions and diverse musical experiences. The final considerations indicate that integrating MLT and CHP can contribute to inclusive and contextually grounded pedagogical practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Muniz Villalba, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Juliana Villalba é doutoranda e mestre em Educação Musical pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciada em Música e bacharel em Piano Erudito pela mesma instituição e possui pós graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É co-fundadora, coordenadora pedagógica e educadora musical da Badalu – Núcleo de Aprendizagem Musical na Primeira Infância. Possui formação em Orff-Schulwerk (San Francisco) e Music Learning Theory (Instituto Gordon de Educación Musical, Madrid), com complementações no The Gordon Institute for Music Learning. Suas pesquisas focam na formação de educadores musicais na primeira infância e nas relações entre música, desenvolvimento infantil e psicologia histórico-cultural, atuando na formação de educadores musicais em instituições como Badalu, Sesc-SP, ABEM,

Silvia Cordeiro Nassif, UNICAMP

Silvia Cordeiro Nassif é doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) e graduada em Letras (Unicamp) e em Música (Unicamp). Trabalhou como docente na Universidade de São Paulo (USP), de 2007 a 2014. Atualmente é docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, atuando na área de Educação Musical do curso de Licenciatura em Música e como orientadora no Programa de Pós-graduação em Música dessa instituição. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Música, Linguagem e Cultura (MUSILINC/CNPq), desenvolve pesquisas em educação musical na sua interface com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento humano. Tem artigos publicados em alguns dos mais importantes periódicos de Música e de Educação do Brasil. http://lattes.cnpq.br/5744287103001741

References

BURTON, Suzanne L.; TAGGART, Cynthia Crump (Eds.). Learning from young children: research in early childhood. Lanham: Rowman & Littlefield Education, 2011.

CANECA, G. L. Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação: reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. 2021. 119 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

CARVALHO, A. M. et al. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COLLINS, A. The Music Advantage: How learning music helps your child's brain and wellbeing. Nova Iorque: TarcherPerigee, 2021.

FREIRE, R. D. Contribuições de Bruner e Gagné para a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPOM, 16., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: ANPPOM, 2006. v. 1, p. 895–900.

GORDON, E. E. Learning sequences in music: skill, content, and patterns. Chicago: GIA Publications, 2012.

GORDON, E. E. Music learning theory for newborn and young children. Chicago: GIA Publications, 2013.

HUBBELL, E. M. Social Music Interaction between Three-Year-Old Children and a Music Teacher. Tese. University of South Carolina, 2016. Disponível em: https://scholarcommons.sc.edu/etd/3492/

ILARI, B. S. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: ILARI, B. S. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, p. 271-302, 2006.

LOURO, G. L. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

MAFFIOLETTI, L. de A. Musicalidade comunicativa e senso de eu. Revista Orfeu. Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 133-151, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530 402022017133#:~:text=Na%20musicalidade%20comunicativa%2C%20elas%20s %C3%A3o,ou%20uma%20possibilidade%20de%20identidade

MITCHEN, S. The singing Neanderthals: the origins of music, language, mind and body. Liverpool: Orion Publishing Co, 2006. 23

PARIZZI, B. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios aos cantos espontâneos. Revista da ABEM. Porto Alegre, n. 15, p. 37-44, 2006. Disponível em:

https://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed15/revista15_arti go4.pdf.

PARIZZI, M. N.; RODRIGUES, H. O bebê e a música. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2020.

PÉREZ, M. et al. Jugando musica com niñas y niños. Espanha: IGEME Instituto Gordon de Educación Musical España, 2018.

SCHROEDER, S. C. N. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: Teoria e prática, São Paulo, v. 30, n. 58, p. 77-85, 2012.

SCHROEDER, S. C. N. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da Abem, Goiânia, 17(21), 2014. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/235

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

TORMIN, M. C. Dubabi Du: uma proposta de formação e intervenção musical na creche. 2014. 262 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

TREVARTHEN, C. et al. Bebê nosso professor. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2019.

VALERIO, W. The Gordon Approach: Music Learning Theory. University of South Carolina, [s. l.], 2008. Disponível em: https://www.allianceamm.org/resources/gordon/

VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

VILLALBA, J. M. A teoria de aprendizagem musical de E.E. Gordon sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural de L.S. Vigotski: uma contribuição para a educação musical na primeira infância. 2024. Dissertação (Mestrado em Música)

Published

2025-05-20

How to Cite

Muniz Villalba, J., & Cordeiro Nassif, S. (2025). Deconstructing barriers: what Gordon and Vygotsky teach us about Musical Learning in early childhood. REVISTA DA ABEM, 33(1), e-33105. https://doi.org/10.33054/ABEM202533105