A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos

Autores

  • Silvia Cordeiro Nassif Schroeder Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Neste artigo procuro mostrar que a adoção de uma abordagem da música como uma formade linguagem pode trazer consequências práticas fundamentais para o ensino. À luz da concepção delinguagem de Mikhail Bakhtin, estabeleço analogias entre música e linguagem verbal, exemplifi candoalguns procedimentos pedagógicos musicais que poderiam ser revistos a partir dessa perspectiva. Aprincipal mudança proposta por essa visão diz respeito a um deslocamento na ênfase do ensino: aoinvés da técnica (principal preocupação do ensino tradicional) ou da materialidade sonora (característicadas propostas de cunho mais vanguardista), privilegia-se a dimensão estética musical.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Schroeder, S. C. N. (2014). A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. REVISTA DA ABEM, 17(21). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/235

Edição

Seção

Artigos