Ensino na perspectiva da Teoria Social Cognitiva: discussões iniciais a partir do ensino de música

Authors

  • Roberta Gurgel Azzi Unicamp (Faculdade de Educação)
  • Ana Paula Basqueira Unicamp (Faculdade de Educação)
  • Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho UFBA

Abstract

O presente trabalho objetiva discutir o Modelo de Desenvolvimento de Estratégiasde Autorregulação (em inglês, Self-Regulation Strategies Development – SRSD) parapráticas promotoras de aprendizagem autorregulada dos estudantes. Esse modeloé baseado na Teoria Social Cognitiva (TSC), proposta por Bandura. No artigo, oModelo SRSD é problematizado na articulação com os aportes teóricos da TSCem contexto aplicado de ensino coletivo de violão como instrumento suplementarem um curso superior, explorando possibilidades de práticas no ensino. A análiserealizada oferece evidências de que explorar o modelo SRSD em contextos distintospode ser um caminho inovador.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AZZI, R. G. Introdução à Teoria Social Cognitiva. Série Teoria Social Cognitiva em Contexto Educativo. V. 1. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

BANDURA, A. Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1986.

BANDURA, A.; AZZI, R. G. & POLYDORO, S. A. J. (eds.) Teoria Social Cognitiva, conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GRAHAM. S., & HARRIS, K.R. Students with learning disabilities and the process of writing: A meta-analysis of SRSD studies. In: SWANSON, L.; HARRIS, K.R. & GRAHAM, S. (Eds.), Handbook of research on learning disabilities. New York: Guilford, 2003, p. 383-402.

GRAHAM, S.; HARRIS, K.R. Guidelines for Implementing Writing Strategy Instruction. In: GRAHAM, S.; HARRIS, K.R. Writing Better – effective strategies for teaching students with learning difficulties. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing, 2005, p. 157 – 166.

HARRIS, K.R.; GRAHAM, S.; MACARTHUR, C.A.; REID, R.; MASON, L.H. Self-regulated learning processes and children´s writing. In: ZIMMERMAN, B.J.; SCHUNK, D.H. (eds). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance – Educational Psychology Handbook Series. New York: Routledge, 2011, p. 187 – 202.

MCPHERSON, G.E.; RENWICK, J. M. Self-Regulation and Mastery of Musical Skills. In: ZIMMERMAN, B.J.; SCHUNK, D.H. (eds). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance – Educational Psychology Handbook Series. New York: Routledge, 2011, p. 234 – 247.

ORMROD, J. E. Social Cognitive Views of Learning. In: ORMROD, J. E. Educational Psychology: developing learners. 4th ed. Pearson Education, NJ, 2003.

REEVE, Johnmarshall; TSENG, Ching-Mei. Agency as a fourth aspect of students’ engagement during learning activities. Contemporary Educational Psychology, 36, p. 257-267, 2011. doi:10.1016/j.cedpsych.2011.05.002

SANTROCK, John W. Abordagens sociocognitiva e comportamental. Em: SANTROCK, John W. Psicologia Educacional, São Paulo, McGraw-Hill, 2009.

TOURINHO, C.; AZZI, R.G. Ensino de Violão para alunos não violonistas na Graduação em Música da Escola de Música da UFBA: estratégias para desenvolver o aprendizado. Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014. Recuperado de: http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/simcam/simcam10/paper/viewFile/458/98

ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. Albert Bandura: The scholar and his contributions to educational psychology. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (eds), Educational psychology: A century of contributions. Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2003, p. 431-457.

ZIMMERMAN, B. J., & BONNER, S. & KOVACH, R. Developing self-regulated learners: beyond achievement to self-efficacy. 3a ed. Washington, American Psychological Association, 2002.

WOOLFOLK, Anita. Educational Psychology. 10ª ed. Boston, Pearson Education Inc, 2007.

Published

2017-04-03

How to Cite

Azzi, R. G., Basqueira, A. P., & Tourinho, A. C. G. dos S. (2017). Ensino na perspectiva da Teoria Social Cognitiva: discussões iniciais a partir do ensino de música. REVISTA DA ABEM, 24(36). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/604

Issue

Section

Artigos