Música na Educação Infantil: por uma Educação Musical construída com e a partir das crianças
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432116Palavras-chave:
Educação Musical, Educação Infantil, Músicas, Infâncias, Crianças.Resumo
O presente artigo apresenta fundamentos e discussões acerca da música na Educação Infantil, a partir da tese de doutorado intitulada “Crianças e músicas como potência de transformação: brincadeira, integração e criação na educação infantil do Colégio Pedro II”. A pesquisa teve como ponto de partida uma escuta sensível às vozes infantis e buscou investigar como as crianças pequenas constroem e percebem a Educação Musical no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II e como se pode construir um projeto artístico educativo com e a partir delas. A investigação teve abordagem qualitativa e foi configurada como um estudo de caso. Os autores que compuseram o arcabouço teórico do trabalho foram Deleuze e Guattari, William Corsaro, Manuel Sarmento, Carla Rinaldi, Paulo Freire, Helena Rodrigues, Hans-Joachim Koellreutter, Teca A. de Brito, Murray Schafer e Violeta de Gainza. No artigo foram apresentadas reflexões a partir dos conceitos de crianças, infância, mundos sociais e culturas das crianças, à luz dos estudos da infância. Foram apresentadas também as características das músicas das crianças, com ênfase em seu modo musical e mundo sonoro interno. Ao considerar as crianças como ponto de partida e como coconstrutoras de sua educação musical, busca-se uma educação musical humanizadora. As discussões apresentadas revelam a perspectiva de uma educação musical lúdica, integradora, criativa, democrática, social, cultural e humana.
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