Música na Educação Infantil: por uma Educação Musical construída com e a partir das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432116

Palavras-chave:

Educação Musical, Educação Infantil, Músicas, Infâncias, Crianças.

Resumo

O presente artigo apresenta fundamentos e discussões acerca da música na Educação Infantil, a partir da tese de doutorado intitulada “Crianças e músicas como potência de transformação: brincadeira, integração e criação na educação infantil do Colégio Pedro II”. A pesquisa teve como ponto de partida uma escuta sensível às vozes infantis e buscou investigar como as crianças pequenas constroem e percebem a Educação Musical no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II e como se pode construir um projeto artístico educativo com e a partir delas. A investigação teve abordagem qualitativa e foi configurada como um estudo de caso. Os autores que compuseram o arcabouço teórico do trabalho foram Deleuze e Guattari, William Corsaro, Manuel Sarmento, Carla Rinaldi, Paulo Freire, Helena Rodrigues, Hans-Joachim Koellreutter, Teca A. de Brito, Murray Schafer e Violeta de Gainza. No artigo foram apresentadas reflexões a partir dos conceitos de crianças, infância, mundos sociais e culturas das crianças, à luz dos estudos da infância. Foram apresentadas também as características das músicas das crianças, com ênfase em seu modo musical e mundo sonoro interno. Ao considerar as crianças como ponto de partida e como coconstrutoras de sua educação musical, busca-se uma educação musical humanizadora. As discussões apresentadas revelam a perspectiva de uma educação musical lúdica, integradora, criativa, democrática, social, cultural e humana.

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Biografia do Autor

Wasti Silverio Ciszevski Henriques, Colégio Pedro II

Wasti Silvério Ciszevski Henriques é pós-doutoranda em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista-UNESP (2018), com modalidade doutorado sanduíche realizada na Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2017). É Especialista em “Ética, Valores e Cidadania na escola” pela Universidade de São Paulo-USP (2013), Mestre em Música (2011) e licenciada em Educação Musical pelo IA-UNESP (2008). Desde 2014, é professora efetiva de educação musical do Colégio Pedro II, carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Atua como professora de Educação Musical do Campus Realengo I e como docente do curso de especialização "Práticas musicais na Educação Básica". Tem experiência com formação de professores e como educadora musical de escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais na rede pública e privada de ensino. Tem se dedicado à pesquisa a respeito da música na escola e formação musical inicial e continuada de educadores. http://lattes.cnpq.br/1877445503691262

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Henriques, W. S. C. (2024). Música na Educação Infantil: por uma Educação Musical construída com e a partir das crianças. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32116. https://doi.org/10.33054/ABEM202432116

Edição

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Artigos