Música na Educação Infantil: por uma Educação Musical construída com e a partir das crianças
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432116Palabras clave:
Educação Musical, Educação Infantil, Músicas, Infâncias, Crianças.Resumen
Este artículo presenta fundamentos y discusiones sobre la música en Educación Infantil, a partir de la tesis doctoral “[...]”. La investigación tuvo como punto de partida una escucha sensible de las voces infantiles y buscó investigar cómo los niños pequeños construyen y perciben la Educación Musical en [...] y cómo se puede construir un proyecto artístico educativo con y desde ellos. La investigación tuvo un enfoque cualitativo y se configuró como un estudio de caso. El marco teórico del trabajo fue formado por los autores Deleuze y Guattari, William Corsaro, Manuel Sarmento, Carla Rinaldi, Paulo Freire, Helena Rodrigues, Hans-Joachim Koellreutter, Teca A. de Brito, Murray Schafer y Violeta de Gainza. El artículo presenta reflexiones basadas en los conceptos de infancia, niñez, mundo social y culturas de los niños, baseadas em los estudios de infancia. También se presentaron las características de las músicas de los ninõs, con énfasis en su modo musical y mundo sonoro interno. Al considerar a los niños como base y co-constructores de su educación musical, se busca una educación musical humanizadora. Los debates presentados revelan la perspectiva de una educación musical lúdica, integradora, creativa, democrática, social, cultural y humana.
Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Revisão técnica e apresentação de Adriano Correia. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BARBIER, René. A escuta sensível em educação. Cadernos da ANPED, Porto Alegre, n. 5, p. 182-196, 1993.
BASTIDE, Roger. Prefácio. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Editora 34, 2009 (2ª edição).
BRASIL, MEC/SEB. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.
BRETAS, Silvana Aparecida e MARTINS, Maria Cristina. Avaliação de crianças sobre as ações e serviços voltados para garantia de direitos e ampliação de cidadania. O que dizem as crianças sobre a escola? (Relatório de pesquisa/digitado). 2008.
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.
BRITO, Teca Alencar de. Criar e comunicar um novo mundo: as ideias de música de H-J Koellreutter. Dissertação de Mestrado. Programa de Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2004.
BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
BRITO, Teca Alencar de. O menino e a folha de capim: trajetórias do fazer musical da infância. Revista Educação, Santa Maria, v. 37, n. 1, jan./abr. 2012.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, Universidade de Minho: Braga, 2003.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.
CORSINO, Patrícia; SANTOS, Núbia de Oliveira. Olhares, gestos e falas nas relações de adultos e crianças no cotidiano de escolas de educação infantil. Trabalho Apresentado, GT 07, Reunião anual da ANPED, 2007.
CRUZ, Silvia Helena Vieira. A qualidade da educação infantil na perspectiva das crianças. In: Oliveiraformosinho (Org.). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora, 2008. p. 75-93.
DELALANDE, François. La música es un juego de niños. Buenos Aires: Ricordi, 1995.
DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder (conversa em Michel Foucault e Gilles Deleuze/02 de março de 1972). In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de janeiro: edições Graal. Organização e tradução de Roberto Machado, 1979.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DEMARTINI, Zeila B. F. Infância, Pesquisa e Relatos Orais. In: FARIA, Ana Lúcia. G.; DEMARTINI, Zeila B. F.; PRADO, Patrícia (orgs.) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
FERNANDES, Florestan. “As Trocinhas do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico dos grupos infantis”. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.
FRANKLIN, Bob. The case for children's rights: a progress report. in Bob Franklin (Ed.), The Handbook of Children 's Rights. Comparative Pollcy and Practice (3-22) London: Routledge, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Música: Amor y Conflicto - Diez. Estudios de Psicopedagogía Musical. Lumen: Buenos Aires, 2002.
HENRIQUES, Wasti Silvério Ciszevski. Crianças e músicas como potência de transformação: brincadeira, integração e criação na educação infantil do Colégio Pedro II. 2018. 285 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2018.
HORTÉLIO, Lydia. Música Tradicional da Infância. Reflexão & Ação, v. 22, n. 1, 2014. Entrevistadora: Dulcimarta Lemos Lino. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4637/3268. Acesso em: 11 maio 2024.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da Abem, n. 10, p. 43-51, mar. 2004.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Seminários Internacionais de Música In: KATER, Carlos (Org.). Educação Musical: Cadernos de estudo nº 6. Org. Carlos Kater. BH: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, 1997, p. 29-32.
KOHAN, Walter Omar. A Infância da educação: o conceito devir-criança. In. KOHAN, Walter Omar (Org). Lugares da Infância: filosofia. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a escuta sensível da música nas culturas da infância. 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
LOMBARDI, Silvia Salles Leite. Música na Escola – Um desafio à luz da cultura da infância. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2010.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho e a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1991.
PINTO, Manuel. A infância como construção social. PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997. p. 33-73. (Col. Infans).
PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (coords.). As crianças – contextos e identidades. Braga: Centro de estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997, p. 9-30.
RINALDI, Carla. Em Diálogo con Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2014 (2012).
RODRIGUES, Helena.; RODRIGUES, Paulo Ferreira e RODRIGUES, Paulo Maria. Manual para construção de jardins interiores – Acerca de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
RODRIGUES, Helena.; RODRIGUES, Paulo Ferreira e RODRIGUES, Paulo Maria. Ecos de OPUS TUTTI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Sociologia da Infância: pesquisas com crianças, v. 26, n. 91. Campinas: CEDES, 2005, p. 361-378.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).