Influência dos conceitos de educadores musicais sobre criação musical na sua prática em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202331118Resumo
Este estudo visa compreender os conceitos dos educadores musicais sobre criação musical, sua prática anterior como estudantes de música e como esses fatores influenciam sua abordagem educacional em relação à criação musical. Os autores teóricos Barrett, Burnard, Odena, Webster e Wiggins são referenciados neste estudo. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados, narrativas, fotovoz e criação musical com fórum de discussão. Os resultados mostram que os conceitos sobre criação musical em sala de aula estão ligados à formação musical e pedagógica dos educadores musicais. Aqueles que possuem uma visão acadêmica e conservatorial da criação musical não incorporam atividades de criação em suas aulas. Portanto, propomos um conceito flexível de criação musical, no qual os processos de apropriação e organização autônoma, consciente e intencional dos sons pelos educandos sejam reconhecidos como prática criativa na música.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).