Influência dos conceitos de educadores musicais sobre criação musical na sua prática em sala de aula

Autores

  • Mariana Galon UFJF
  • Graça Boal Palheiros Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto
  • Ilza Zenker Leme Joly UFScar

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202331118

Resumo

Este estudo visa compreender os conceitos dos educadores musicais sobre criação musical, sua prática anterior como estudantes de música e como esses fatores influenciam sua abordagem educacional em relação à criação musical. Os autores teóricos Barrett, Burnard, Odena, Webster e Wiggins são referenciados neste estudo. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados, narrativas, fotovoz e criação musical com fórum de discussão. Os resultados mostram que os conceitos sobre criação musical em sala de aula estão ligados à formação musical e pedagógica dos educadores musicais. Aqueles que possuem uma visão acadêmica e conservatorial da criação musical não incorporam atividades de criação em suas aulas. Portanto, propomos um conceito flexível de criação musical, no qual os processos de apropriação e organização autônoma, consciente e intencional dos sons pelos educandos sejam reconhecidos como prática criativa na música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Galon, UFJF

Doutora em Educação (2021), Mestre em Educação pela UFSCar, possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2006) e é especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Brasilia. Atuou como docente do curso de Artes Visuais da AFARP - UNIESP, educadora musical (violoncelo) do Projeto Guri, e professora substituta do curso presencial de Licenciatura em Música da UFSCar. Foi coordenadora e docente do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Claretiano,e dos cursos de especialização em Educação Musical e em Ensino Coletivo de Música. Atualmente é docente de educação musical e violoncelo na Universidade de Juiz de Fora ( UFJF)

Graça Boal Palheiros, Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto

Investigadora integrada no CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical),

Polo no IPP do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Estudos em Música e Dança)

Coordenadora do Mestrado em Ensino de Educação Musical

Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto

Ilza Zenker Leme Joly, UFScar

Possui graduação em Letras pela PUC-Campinas e Música, pelo Claretianos, mestrado em Educação Especial e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É especialista em Musicoterapia pela Universidade de Robeirão Preto, com cursos na Clínica Nordoff-Robbins da New York University. Tem formação em Música e Antroposofia pelo Instituto Ouvir Ativo. É professora Suzuki, com certificações em Flauta Doce, Piano e Early Childhood Education pela Suzuki Association of Americas. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos, da Orquestra Experimental, Pequena Orquestra e Camerata da UFSCar, além de funda a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de extensão da mesma universidade. É professora e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE). Também é fundadora e professora do SEMEA - Centro Suzuki de Educação Musical em São Carlos, onde atua como professora de Flauta Doce, Piano, Educação Musical para a 1a. Infância e atende como Musicoterapeuta. Tem publicado na área de educação musical no Brasil e exterior, com ênfase nos seguintes temas: educação musical, ensino coletivo de música, musicalização para bebês, música e educação especial, música e autismo, música instrumental, formação de professores em música.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Galon, M., Palheiros, G. B., & Joly, I. Z. L. (2023). Influência dos conceitos de educadores musicais sobre criação musical na sua prática em sala de aula. REVISTA DA ABEM, 31(1). https://doi.org/10.33054/ABEM202331118

Edição

Seção

Artigos