Influência dos conceitos de educadores musicais sobre criação musical na sua prática em sala de aula

Autores/as

  • Mariana Galon UFJF
  • Graça Boal Palheiros Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto
  • Ilza Zenker Leme Joly UFScar

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202331118

Resumen

Este estudo visa compreender os conceitos dos educadores musicais sobre criação musical, sua prática anterior como estudantes de música e como esses fatores influenciam sua abordagem educacional em relação à criação musical. Os autores teóricos Barrett, Burnard, Odena, Webster e Wiggins são referenciados neste estudo. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados, narrativas, fotovoz e criação musical com fórum de discussão. Os resultados mostram que os conceitos sobre criação musical em sala de aula estão ligados à formação musical e pedagógica dos educadores musicais. Aqueles que possuem uma visão acadêmica e conservatorial da criação musical não incorporam atividades de criação em suas aulas. Portanto, propomos um conceito flexível de criação musical, no qual os processos de apropriação e organização autônoma, consciente e intencional dos sons pelos educandos sejam reconhecidos como prática criativa na música.

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Biografía del autor/a

Mariana Galon, UFJF

Doutora em Educação (2021), Mestre em Educação pela UFSCar, possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2006) e é especialista em Arte e Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Brasilia. Atuou como docente do curso de Artes Visuais da AFARP - UNIESP, educadora musical (violoncelo) do Projeto Guri, e professora substituta do curso presencial de Licenciatura em Música da UFSCar. Foi coordenadora e docente do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Claretiano,e dos cursos de especialização em Educação Musical e em Ensino Coletivo de Música. Atualmente é docente de educação musical e violoncelo na Universidade de Juiz de Fora ( UFJF)

Graça Boal Palheiros, Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto

Investigadora integrada no CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical),

Polo no IPP do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Estudos em Música e Dança)

Coordenadora do Mestrado em Ensino de Educação Musical

Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto

Ilza Zenker Leme Joly, UFScar

Possui graduação em Letras pela PUC-Campinas e Música, pelo Claretianos, mestrado em Educação Especial e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É especialista em Musicoterapia pela Universidade de Robeirão Preto, com cursos na Clínica Nordoff-Robbins da New York University. Tem formação em Música e Antroposofia pelo Instituto Ouvir Ativo. É professora Suzuki, com certificações em Flauta Doce, Piano e Early Childhood Education pela Suzuki Association of Americas. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos, da Orquestra Experimental, Pequena Orquestra e Camerata da UFSCar, além de funda a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de extensão da mesma universidade. É professora e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE). Também é fundadora e professora do SEMEA - Centro Suzuki de Educação Musical em São Carlos, onde atua como professora de Flauta Doce, Piano, Educação Musical para a 1a. Infância e atende como Musicoterapeuta. Tem publicado na área de educação musical no Brasil e exterior, com ênfase nos seguintes temas: educação musical, ensino coletivo de música, musicalização para bebês, música e educação especial, música e autismo, música instrumental, formação de professores em música.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Galon, M., Palheiros, G. B., & Joly, I. Z. L. (2023). Influência dos conceitos de educadores musicais sobre criação musical na sua prática em sala de aula. REVISTA DA ABEM, 31(1). https://doi.org/10.33054/ABEM202331118

Número

Sección

Artigos