Guata Porã: educação musical e educação ambiental em uma perspectiva decolonial
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432106Palavras-chave:
crítica decolonial; educação ambiental; música indígena.Resumo
O presente texto busca refletir sobre a possibilidade de a crítica decolonial ser usada como um ponto de sutura para propiciar um diálogo urgente entre dois campos distintos: a educação musical e a educação ambiental. Nesse contexto, a crítica decolonial e as principais macrotendências político- pedagógicas da educação ambiental, a saber, conservacionista, pragmática, crítica e de base comunitária são apresentadas e discutidas. Após isso, argumenta-se que as práticas de educação musical vistas como “ambientais” caem, geralmente, no bojo das macrotendências conservacionista e pragmática, que são as que têm menos potencial para conscientiar criticamente sobre assuntos ecológicos. Destarte, o ensino da música de povos cuja relação com a natureza é eco-ontológica, como indígenas, é apresentado como uma possibilidade de se relacionar educação musical e educação ambiental crítica e de base comunitária a partir de uma perspectiva decolonial e sem desprezar conteúdos musicais. Por fim, longe de encerrar a discussão, o texto indica, justamente, a necessidade haver um belo caminhar - guata porã, em Guarani - entre esses dois campos do saber: a educação musical e a educação ambiental.
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