Guata Porã: educação musical e educação ambiental em uma perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432106

Palavras-chave:

crítica decolonial; educação ambiental; música indígena.

Resumo

O presente texto busca refletir sobre a possibilidade de a crítica decolonial ser usada como um ponto de sutura para propiciar um diálogo urgente entre dois campos distintos: a educação musical e a educação ambiental. Nesse contexto, a crítica decolonial e as principais macrotendências político- pedagógicas da educação ambiental, a saber, conservacionista, pragmática, crítica e de base comunitária são apresentadas e discutidas. Após isso, argumenta-se que as práticas de educação musical vistas como “ambientais” caem, geralmente, no bojo das macrotendências conservacionista e pragmática, que são as que têm menos potencial para conscientiar criticamente sobre assuntos ecológicos. Destarte, o ensino da música de povos cuja relação com a natureza é eco-ontológica, como indígenas, é apresentado como uma possibilidade de se relacionar educação musical e educação ambiental crítica e de base comunitária a partir de uma perspectiva decolonial e sem desprezar conteúdos musicais. Por fim, longe de encerrar a discussão, o texto indica, justamente, a necessidade haver um belo caminhar - guata porã, em Guarani - entre esses dois campos do saber: a educação musical e a educação ambiental.

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Biografia do Autor

Renan Santiago de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Renan Santiago de Sousa é licenciado em Música Pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU), licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Ensino das Práticas Musicais pelo PROEMUS-UNIRIO (Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais), e mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Além disso, é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). http://lattes.cnpq.br/8733974403799472

Celso Sanchez Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Celso Sánchez Pereira é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicissocioloia de Comunidade e Ecologia Social pela UFRJ e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando da Escola de Educação e no PPGEDu-UNIRIO (Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO) e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur. http://lattes.cnpq.br/3777970267731343

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Publicado

2024-04-12

Como Citar

de Sousa, R. S., & Sanchez Pereira, C. (2024). Guata Porã: educação musical e educação ambiental em uma perspectiva decolonial. REVISTA DA ABEM, 32(1), e-32106. https://doi.org/10.33054/ABEM202432106

Edição

Seção

Artigos