Modelagem como estratégia de estudo para a manipulação das inflexões rítmicas e definição de Íntimo no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri: dois estudos de caso
Abstract
Neste trabalho discutimos dois estudos de caso com o objetivo de investigarempiricamente a modelagem como estratégia de estudo para a manipulação deinflexões rítmicas com potencial para influenciar a definição do caráter de uma obra.A coleta se baseou nos relatos obtidos em cinco entrevistas semiestruturadas ena análise das inflexões de tempo das cinco gravações realizadas de um trechopolirrítmico encontrado no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri, caracterizado comoíntimo. Escolhemos duas gravações comerciais da obra como modelo. A análisede dados confirmou que, nessa amostra, a modelagem contribuiu para ampliar osrecursos expressivos dos participantes na definição do caráter íntimo.Downloads
References
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea. Polirritmia no ensino do piano. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 20., 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis:
ANPPOM, 2010. p.1303-1309. (CD-ROM)
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea. O estudo da polirritmia em Ernst Widmer. In: CONGRESSO DA
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 21., Uberlândia. Anais...
Uberlândia: ANPPOM, 2011. p. 1471-1477. (CD-ROM)
DICKEY, Marc. A comparison of verbal instruction and nonverbal teacher-student modeling in instrumental
ensembles. Journal of Research in Music Education, Washington, v. 39, n. 2, p. 132-142, 1991.
FREITAS, Stefanie. Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na
performance pianística: três estudos de caso. 2013. 119 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
GANDELMAN, Salomea; COHEN, Sara. A Cartilha Rítmica para Piano de Almeida Prado: vertentes
pedagógicas. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM
MÚSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005. p. 1491-1499. (CD-ROM)
GOEBL, W.; PALMER, C. Tactile feedback and timing accuracy in piano performance. Experimental Brain
Research, n. 186, p. 471-479, 2008.
GOEBL, W.; PALMER, C. Synchronization of timing and motion among performing musicians. Music
Perception, n. 26, p. 427-438, 2009.
LOEHR, J.D.; PALMER, C. Sequential and biomechanical factors constrain timing and motion in tapping.
Journal of Motor Behavior, n. 41, p.128-136, 2009.
PFORDRESHER, P.Q.; PALMER C. Effects of delayed auditory feedback on timing in music performance.
Psychological Research, n. 16, p. 71-79, 2002.
REPP, Bruno. The detectability of local deviations from a typical expressive timing pattern. Music Perception,
n. 15, p. 265-290, 1998a.
REPP, Bruno. Variations on a theme by Chopin: Relations between perception and production of timing in
music. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, n. 24, p. 791-811, 1998b.
REPP, Bruno. Control of expressive and metronomic timing in pianists. Journal of Motor Behavior, n. 31, p.
-164, 1999a.
REPP, Bruno. Detecting deviations from metronomic timing in music: Effects of perceptual structure on the
mental timekeeper. Perception and Psychophysics, n. 61, p. 529-548, 1999b.
REPP, Bruno. Pattern typically and dimensional interactions in pianists’ imitation of expressive timing and
dynamics. Music Perception, n. 18, p. 173-211, 2000.
ROSENTHAL, R. et al. Effects of different practice conditions on advanced instrumentalists' performance
accuracy. Journal of Research in Music Education, v. 36, n. 4, p. 250-257, 1988.
SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos; GERLING, Cristina Capparelli; BORTOLI, Álvaro Luiz de. L.
Modelagem matemática: ferramenta potencial para avaliação das inflexões rítmicas na realização musical
de estudantes. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 149-162, jan-jun. 2012.
SLOBODA, John. The acquisition of musical performance expertise: Deconstructing the “talent” account
of individual differences in musical expressivity. In: ERICSSON, K. Anders. (Ed.). The road to excellence:
The acquisition of expert performance in the arts and sciences, sports and games. Mahwah, NJ: Lawrence
Erlbaum Associates, 1996. p. 107-126.
VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri: expressões de uma vida. Tradução de Vera Silvia Camargo
Guarnieri. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Imprensa Oficial, 2001.
WOODY, Robert. The relationship between explicit planning and expressive performance of dynamic
variations in an aural modeling task. Journal of Research in Music Education, p. 47-331, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).