Desafinação vocal: compreendendo o fenômeno

Autores

  • Silvia Sobreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar algumas contribuições para a compreensãodo fenômeno da desafinação vocal, tendo como base pesquisas da área dacognição musical e da neuropsicologia. É feita a tentativa de analisar o significadodo termo desafinado/a, abordando-se as várias denominações usadas nos estudospara descrever o problema. São trazidas reflexões a respeito da dificuldade dese designarem as pessoas como desafinadas e o impacto dessas avaliaçõesnegativas na vida delas. O tema é desenvolvido a partir da análise da relação entrea desafinação e a musicalidade, além da equivalência da desafinação com o termomédico amusia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sobreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Silvia Sobreira é graduada em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. É Doutora em Educação pela UFRJ (Área de Currículo e Linguagem). Atua como professora do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO onde supervisiona os Estágios e ministra as disciplinas Processos de Musicalização e  Fundamentos e Técnicas de Pesquisa. Seu livro Desafinação Vocal, editado pela Musimed, em 2003, tem sido referência para professores. Em 2013 organizou o livro (Des)a(f)inando a escola, cujo tema é o canto escolar. Entre julho de 2011 e  junho 2015 coordenou o projeto PIBID da área de Música na UNIRIO. Seu pós-douramento, realizado em Londres, de setembro de 2015 a julho de 2016, teve a supervisão de Graham Welch, quando se aprofundou nos estudos a respeito do canto e das dificuldades inerentes ao seu aprendizado.

Referências

ALLEN, G.. Note-deafness. Mind, 1878, 3,157-167.

ANDERSON, Susan; HIMONIDES, Evangelos; WISE, Karen; WELCH, Graham; STEWART, Lauren. Is there potential for learning in amusia? A study of the effect of singing intervention in congenital amusia.Annals of The New York Academy of Sciences. Issue: The Neurosciences and Music IV: Learning and Memory, 2012, p. 345-353.

AYOTTE, J. PERETZ; I.; HYDE, K. . Congenital amusia: A group study of adults afflicted with a music-specific disorder. Brain, 2002, 125,238-251.

BLACKING, John. Les sens musical. Tradução de Érick e Marika Blondel. Paris: Les Editions de Minuit. Título original: How Musical is Man?, 1980.

CUDDY, Lola L; BALKWILL, Laura-Lee; PERETZ, Isabelle;. HOLDEN, Ronald R.Musical Difficulties Are Rare. A Study of “Tone Deafness” among University Students. Annals of the New York Academy of Sciences, December 2005,1060, p. 311-324,.

DALLA BELLA, Simone;GIGUÈRE, Jean-François; PERETZ, Isabelle. Singing in congenital amusia. Journal of Acoustic Society of America, 2009,126, 1 July, p. 414-424.

DALLA BELLA, Simone; TREMBLAY-CHAMPOUX, Alexandra; BERKOWSKA, Magdalena; PERETZ, Isabelle. Memory disorders and vocal performance. Annals of The New York Academy of Sciences, Issue: The Neurosciences and Music IV: Learning and Memory, 2012, p. 338-344.

DEMOREST,Steven M.; PFORDRESHER,Peter Q.Singing Accuracy Development from K-Adult: A Comparative Study. Music Perception, February, 2015,Vol. 32, Issue 3, p. 293–302.

FORCUCCI, Samuel L. Help for inaccurate singers. Music Educator Journal. Washington,1975, v. 62, n.2, p.57-61.

GUERRINI, Susan C. The Developing Singer: Comparing the Singing Accuracy of Elementary Students on Three Selected Vocal Tasks. Bulletin of the Council for Research in Music Education, 2006, No. 167(Winter), pp. 21- 31.

HUTCHINS, Sean; PERETZ, Isabelle. A Frog in Your Throat or in Your Ear? Searching for the Causes of Poor Singing. Journal of Experimental Psychology General, 2012, vol. 141, No. 1, p. 76–97.

KALMUS, H.; FRY, D. B.. On tune deafness (dysmelodia): frequency, development, genetics and musical background. Annals of Human Genetics, 1980, 43,369-382.

KNIGHT, Susan Dyer. A Study of Adult ‘Non-Singers’ In Newfoundland. (Tese). University of London, Institute of Education, 2010.

LEVITIN, D. . Tone deafness: failures of musical anticipation and self-reference.International Journal of Computing Anticipatory Systems, 1999, 4,243-254. Disponível em <http://daniellevitin.com/levitinlab/articles/1999-Levitin-IJCAS2.pdf> Acesso em 19. mar 2016.

LOUI, Psyche; SCHLAUG, Gottfried. Impaired learning of event frequencies in tone deafness. Annals of the New York Academy of Sciences.Issue: The Neurosciences and Music IV: Learning and Memory.1252, 2012. p. 354–360.

MITCHEL, Philip A. Adult no-singers: The beginning stages of learning to sing. Psychology of Music. London, University of London,1991, 19, p.74-76.

NUNES, Marília; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga; LOUREIRO, Maurício Alves; HAASE, Victor Geraldi. Tradução e validação de conteúdo de uma bateria de testes para avaliação de amusia. Avaliação Psicológica, 2010, 9 (2), p. 211-232.

NUNES-SILVA, Marília; HAASE, Vitor Geraldi. Amusias and modularity of musical cognitive processing. Psychology & Neuroscience, 2013, 6, 1, p. 45-56.

PERETZ, Isabelle; CHAMPOD, Anne Sophie;HYDE Krista.Varieties of Musical Disorders.The Montreal Battery of Evaluation of Amusia. Annals of the New York Academy of. Sciences, 2003, 999, 58-75.

PERETZ, Isabelle; AYOTTE, Julie ; ZATORRE, Robert J.; MEHLER,Jacques; AHAD, Pierre; PENHUNE, Virginia B.; JUTRAS, Benoît. Congenital Amusia: A Disorder of Case Study Fine-Grained Pitch Discrimination. Neuron, 2002, January 17, Vol. 33, 185–191.

PFORDRESHER, Peter Q.; BROWN, Steven.Poor-Pitch Singing in the Absence of "Tone Deafness". Music Perception: An Interdisciplinary Journal, 2007, Vol. 25, No. 2 (December), p. 95-115.

POTER, Susan Y. The effect of multiple discrimination training on pitch-matching behaviors of uncertain singers. Journal of Research in Music Education. Michigan, The University of Michigan, School of Music, 1977 v. 25, n. 1, p.68-82.

ROBERTS, E.; DAVIES, A.D.M. A method of extending the vocal range of “monotone” schoolchildren. Psychology of Music,1976, 4, 29-43.

SALT, Peter, J. 'Non-Singers' ?The problem of monotone children. Music Teacher. Reston, U.S.A.: MENC, may 1987, v. 66, n.5, p.17-18.

SILVA NUNES, Marília; HAASE, Victor Geraldi. Amusia congênita ou do desenvolvimento. In: RIBEIRO do VALLE, Luiza Elena L. ; ASSUMPÇÃO JR, Francisco; WAJNSZTEJN, Rubens; MAL LOY-DINIZ, Leandro Fernandes (Orgs). Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão. Poços de Caldas-MG, 2010.

SLOBODA, John A.; WISE, Karen J.;PERETZ , Isabelle. Quantifying Tone Deafness in the General Population. Annals of the New York Academy of Sciences, 2005, 1060, 255–261.

SOBREIRA, Silvia. Desafinação Vocal. Musimed, 2003.

WELCH, Graham. A schema theory of how children learn to sing in tune. Psychologyof Music. London, University of London, 1985,13, p. 3-18.

WELCH, Graham. The misunderstanding of Music. Institute of Education-University of London, 2001.

WISE, Karen. Defining and Explaining Singing Difficulties in Adults. In: Graham WELCH; HOWARD, David M.; NIX, John (Eds). The Oxford Handbook of Singing. Oxford University Press, 2015.

WISE, Karen. J. Understanding "tone deafness": A multi-componential analysis of perception, cognition, singing and self-perceptionin adults reporting musical difficulties. Unpublished PhD Thesis, Keele University, 2009.

WOLNER, M.; PYLE, W.H. An experiment in individual training of pitch-deficient children. Journal of Educational Psychology,1933,24 (8): 602–608.

YARBROUGH, C., GREEN, G., BENSON, W; BOWERS, J. Inaccurate singers: An exploratory study of variables affecting pitch-matching. Bulletin of the Council for Research in MusicEducation,1991,107, 23-34.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Sobreira, S. (2017). Desafinação vocal: compreendendo o fenômeno. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/600

Edição

Seção

Artigos