Desafinação vocal: compreendendo o fenômeno
Abstract
O objetivo deste texto é apresentar algumas contribuições para a compreensãodo fenômeno da desafinação vocal, tendo como base pesquisas da área dacognição musical e da neuropsicologia. É feita a tentativa de analisar o significadodo termo desafinado/a, abordando-se as várias denominações usadas nos estudospara descrever o problema. São trazidas reflexões a respeito da dificuldade dese designarem as pessoas como desafinadas e o impacto dessas avaliaçõesnegativas na vida delas. O tema é desenvolvido a partir da análise da relação entrea desafinação e a musicalidade, além da equivalência da desafinação com o termomédico amusia.
Downloads
References
ALLEN, G.. Note-deafness. Mind, 1878, 3,157-167.
ANDERSON, Susan; HIMONIDES, Evangelos; WISE, Karen; WELCH, Graham; STEWART, Lauren. Is there potential for learning in amusia? A study of the effect of singing intervention in congenital amusia.Annals of The New York Academy of Sciences. Issue: The Neurosciences and Music IV: Learning and Memory, 2012, p. 345-353.
AYOTTE, J. PERETZ; I.; HYDE, K. . Congenital amusia: A group study of adults afflicted with a music-specific disorder. Brain, 2002, 125,238-251.
BLACKING, John. Les sens musical. Tradução de Érick e Marika Blondel. Paris: Les Editions de Minuit. Título original: How Musical is Man?, 1980.
CUDDY, Lola L; BALKWILL, Laura-Lee; PERETZ, Isabelle;. HOLDEN, Ronald R.Musical Difficulties Are Rare. A Study of “Tone Deafness” among University Students. Annals of the New York Academy of Sciences, December 2005,1060, p. 311-324,.
DALLA BELLA, Simone;GIGUÈRE, Jean-François; PERETZ, Isabelle. Singing in congenital amusia. Journal of Acoustic Society of America, 2009,126, 1 July, p. 414-424.
DALLA BELLA, Simone; TREMBLAY-CHAMPOUX, Alexandra; BERKOWSKA, Magdalena; PERETZ, Isabelle. Memory disorders and vocal performance. Annals of The New York Academy of Sciences, Issue: The Neurosciences and Music IV: Learning and Memory, 2012, p. 338-344.
DEMOREST,Steven M.; PFORDRESHER,Peter Q.Singing Accuracy Development from K-Adult: A Comparative Study. Music Perception, February, 2015,Vol. 32, Issue 3, p. 293–302.
FORCUCCI, Samuel L. Help for inaccurate singers. Music Educator Journal. Washington,1975, v. 62, n.2, p.57-61.
GUERRINI, Susan C. The Developing Singer: Comparing the Singing Accuracy of Elementary Students on Three Selected Vocal Tasks. Bulletin of the Council for Research in Music Education, 2006, No. 167(Winter), pp. 21- 31.
HUTCHINS, Sean; PERETZ, Isabelle. A Frog in Your Throat or in Your Ear? Searching for the Causes of Poor Singing. Journal of Experimental Psychology General, 2012, vol. 141, No. 1, p. 76–97.
KALMUS, H.; FRY, D. B.. On tune deafness (dysmelodia): frequency, development, genetics and musical background. Annals of Human Genetics, 1980, 43,369-382.
KNIGHT, Susan Dyer. A Study of Adult ‘Non-Singers’ In Newfoundland. (Tese). University of London, Institute of Education, 2010.
LEVITIN, D. . Tone deafness: failures of musical anticipation and self-reference.International Journal of Computing Anticipatory Systems, 1999, 4,243-254. Disponível em <http://daniellevitin.com/levitinlab/articles/1999-Levitin-IJCAS2.pdf> Acesso em 19. mar 2016.
LOUI, Psyche; SCHLAUG, Gottfried. Impaired learning of event frequencies in tone deafness. Annals of the New York Academy of Sciences.Issue: The Neurosciences and Music IV: Learning and Memory.1252, 2012. p. 354–360.
MITCHEL, Philip A. Adult no-singers: The beginning stages of learning to sing. Psychology of Music. London, University of London,1991, 19, p.74-76.
NUNES, Marília; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga; LOUREIRO, Maurício Alves; HAASE, Victor Geraldi. Tradução e validação de conteúdo de uma bateria de testes para avaliação de amusia. Avaliação Psicológica, 2010, 9 (2), p. 211-232.
NUNES-SILVA, Marília; HAASE, Vitor Geraldi. Amusias and modularity of musical cognitive processing. Psychology & Neuroscience, 2013, 6, 1, p. 45-56.
PERETZ, Isabelle; CHAMPOD, Anne Sophie;HYDE Krista.Varieties of Musical Disorders.The Montreal Battery of Evaluation of Amusia. Annals of the New York Academy of. Sciences, 2003, 999, 58-75.
PERETZ, Isabelle; AYOTTE, Julie ; ZATORRE, Robert J.; MEHLER,Jacques; AHAD, Pierre; PENHUNE, Virginia B.; JUTRAS, Benoît. Congenital Amusia: A Disorder of Case Study Fine-Grained Pitch Discrimination. Neuron, 2002, January 17, Vol. 33, 185–191.
PFORDRESHER, Peter Q.; BROWN, Steven.Poor-Pitch Singing in the Absence of "Tone Deafness". Music Perception: An Interdisciplinary Journal, 2007, Vol. 25, No. 2 (December), p. 95-115.
POTER, Susan Y. The effect of multiple discrimination training on pitch-matching behaviors of uncertain singers. Journal of Research in Music Education. Michigan, The University of Michigan, School of Music, 1977 v. 25, n. 1, p.68-82.
ROBERTS, E.; DAVIES, A.D.M. A method of extending the vocal range of “monotone” schoolchildren. Psychology of Music,1976, 4, 29-43.
SALT, Peter, J. 'Non-Singers' ?The problem of monotone children. Music Teacher. Reston, U.S.A.: MENC, may 1987, v. 66, n.5, p.17-18.
SILVA NUNES, Marília; HAASE, Victor Geraldi. Amusia congênita ou do desenvolvimento. In: RIBEIRO do VALLE, Luiza Elena L. ; ASSUMPÇÃO JR, Francisco; WAJNSZTEJN, Rubens; MAL LOY-DINIZ, Leandro Fernandes (Orgs). Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão. Poços de Caldas-MG, 2010.
SLOBODA, John A.; WISE, Karen J.;PERETZ , Isabelle. Quantifying Tone Deafness in the General Population. Annals of the New York Academy of Sciences, 2005, 1060, 255–261.
SOBREIRA, Silvia. Desafinação Vocal. Musimed, 2003.
WELCH, Graham. A schema theory of how children learn to sing in tune. Psychologyof Music. London, University of London, 1985,13, p. 3-18.
WELCH, Graham. The misunderstanding of Music. Institute of Education-University of London, 2001.
WISE, Karen. Defining and Explaining Singing Difficulties in Adults. In: Graham WELCH; HOWARD, David M.; NIX, John (Eds). The Oxford Handbook of Singing. Oxford University Press, 2015.
WISE, Karen. J. Understanding "tone deafness": A multi-componential analysis of perception, cognition, singing and self-perceptionin adults reporting musical difficulties. Unpublished PhD Thesis, Keele University, 2009.
WOLNER, M.; PYLE, W.H. An experiment in individual training of pitch-deficient children. Journal of Educational Psychology,1933,24 (8): 602–608.
YARBROUGH, C., GREEN, G., BENSON, W; BOWERS, J. Inaccurate singers: An exploratory study of variables affecting pitch-matching. Bulletin of the Council for Research in MusicEducation,1991,107, 23-34.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).