Modelagem como estratégia de estudo para a manipulação das inflexões rítmicas e definição de Íntimo no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri: dois estudos de caso

Autores

  • Stefanie Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste trabalho discutimos dois estudos de caso com o objetivo de investigarempiricamente a modelagem como estratégia de estudo para a manipulação deinflexões rítmicas com potencial para influenciar a definição do caráter de uma obra.A coleta se baseou nos relatos obtidos em cinco entrevistas semiestruturadas ena análise das inflexões de tempo das cinco gravações realizadas de um trechopolirrítmico encontrado no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri, caracterizado comoíntimo. Escolhemos duas gravações comerciais da obra como modelo. A análisede dados confirmou que, nessa amostra, a modelagem contribuiu para ampliar osrecursos expressivos dos participantes na definição do caráter íntimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefanie Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Stefanie Freitas é pianista e está realizando estágio pós-doutoral financiado pelo PNPD/CAPES e orientado pela Profa Dra Cristina Capparelli Gerling na UFRGS, instituição na qual obteve em 2013 o título de Doutora em Música na subárea de Práticas Interpretativas/Piano. Obteve o grau de Mestre em Música na mesma instituição e é Bacharel em Instrumento/Piano pela UFPE.

Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cristina Capparelli Gerling, pianista e pesquisadora, concilia uma intensa atividade artística com pesquisas em análise musical e interpretativa. Professora Titular na UFRGS, é orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música. Suas gravações refletem seu interesse pelo repertório brasileiro e latino-americano. Resultados parciais de suas pesquisas podem ser averiguados em www.ufrgs.br/gppi

Referências

COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea. Polirritmia no ensino do piano. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO

NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 20., 2010, Florianópolis. Anais... Florianópolis:

ANPPOM, 2010. p.1303-1309. (CD-ROM)

COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea. O estudo da polirritmia em Ernst Widmer. In: CONGRESSO DA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 21., Uberlândia. Anais...

Uberlândia: ANPPOM, 2011. p. 1471-1477. (CD-ROM)

DICKEY, Marc. A comparison of verbal instruction and nonverbal teacher-student modeling in instrumental

ensembles. Journal of Research in Music Education, Washington, v. 39, n. 2, p. 132-142, 1991.

FREITAS, Stefanie. Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na

performance pianística: três estudos de caso. 2013. 119 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GANDELMAN, Salomea; COHEN, Sara. A Cartilha Rítmica para Piano de Almeida Prado: vertentes

pedagógicas. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM

MÚSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005. p. 1491-1499. (CD-ROM)

GOEBL, W.; PALMER, C. Tactile feedback and timing accuracy in piano performance. Experimental Brain

Research, n. 186, p. 471-479, 2008.

GOEBL, W.; PALMER, C. Synchronization of timing and motion among performing musicians. Music

Perception, n. 26, p. 427-438, 2009.

LOEHR, J.D.; PALMER, C. Sequential and biomechanical factors constrain timing and motion in tapping.

Journal of Motor Behavior, n. 41, p.128-136, 2009.

PFORDRESHER, P.Q.; PALMER C. Effects of delayed auditory feedback on timing in music performance.

Psychological Research, n. 16, p. 71-79, 2002.

REPP, Bruno. The detectability of local deviations from a typical expressive timing pattern. Music Perception,

n. 15, p. 265-290, 1998a.

REPP, Bruno. Variations on a theme by Chopin: Relations between perception and production of timing in

music. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, n. 24, p. 791-811, 1998b.

REPP, Bruno. Control of expressive and metronomic timing in pianists. Journal of Motor Behavior, n. 31, p.

-164, 1999a.

REPP, Bruno. Detecting deviations from metronomic timing in music: Effects of perceptual structure on the

mental timekeeper. Perception and Psychophysics, n. 61, p. 529-548, 1999b.

REPP, Bruno. Pattern typically and dimensional interactions in pianists’ imitation of expressive timing and

dynamics. Music Perception, n. 18, p. 173-211, 2000.

ROSENTHAL, R. et al. Effects of different practice conditions on advanced instrumentalists' performance

accuracy. Journal of Research in Music Education, v. 36, n. 4, p. 250-257, 1988.

SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos; GERLING, Cristina Capparelli; BORTOLI, Álvaro Luiz de. L.

Modelagem matemática: ferramenta potencial para avaliação das inflexões rítmicas na realização musical

de estudantes. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 149-162, jan-jun. 2012.

SLOBODA, John. The acquisition of musical performance expertise: Deconstructing the “talent” account

of individual differences in musical expressivity. In: ERICSSON, K. Anders. (Ed.). The road to excellence:

The acquisition of expert performance in the arts and sciences, sports and games. Mahwah, NJ: Lawrence

Erlbaum Associates, 1996. p. 107-126.

VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri: expressões de uma vida. Tradução de Vera Silvia Camargo

Guarnieri. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Imprensa Oficial, 2001.

WOODY, Robert. The relationship between explicit planning and expressive performance of dynamic

variations in an aural modeling task. Journal of Research in Music Education, p. 47-331, 1999.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Freitas, S., & Gerling, C. C. (2017). Modelagem como estratégia de estudo para a manipulação das inflexões rítmicas e definição de Íntimo no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri: dois estudos de caso. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/597

Edição

Seção

Artigos