Canto e Teoria da complexidade: considerações acerca do pensamento complexo relacionadas ao aprendizado do canto
Resumo
Este trabalho traz uma reflexão teórica sobre o aprendizado do canto à luz dareforma paradigmática proposta por Edgar Morin. Por meio de uma revisãode cunho bibliográfico, objetiva-se identificar as contribuições da Teoria dacomplexidade no processo de aprendizado do canto. Apoiado nas concepções dopensamento complexo, busca-se estabelecer interfaces teóricas entre os conceitosde pensamento sistêmico e os princípios dialógico e hologramático ao contextodas aulas de canto, com o intuito de propor uma reflexão acerca das práticaspedagógicas de tais professores. Tendo em vista a complexidade inerente ao termovoz, as narrativas evidenciaram a necessidade de uma mudança de percepçãode uma reforma paradigmática, saindo de um modo de pensar cartesiano e indoem direção a um pensamento da complexidade. Tal reforma de pensamento, porestar diretamente relacionada a nossa aptidão de organizar o conhecimento, podepropiciar aos referidos professores melhor compreensão do fenômeno cantar.
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