Canto e Teoria da complexidade: considerações acerca do pensamento complexo relacionadas ao aprendizado do canto

Autores

  • Wanderson Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
  • Claudia Regina de Oliveira Zanini UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão teórica sobre o aprendizado do canto à luz dareforma paradigmática proposta por Edgar Morin. Por meio de uma revisãode cunho bibliográfico, objetiva-se identificar as contribuições da Teoria dacomplexidade no processo de aprendizado do canto. Apoiado nas concepções dopensamento complexo, busca-se estabelecer interfaces teóricas entre os conceitosde pensamento sistêmico e os princípios dialógico e hologramático ao contextodas aulas de canto, com o intuito de propor uma reflexão acerca das práticaspedagógicas de tais professores. Tendo em vista a complexidade inerente ao termovoz, as narrativas evidenciaram a necessidade de uma mudança de percepçãode uma reforma paradigmática, saindo de um modo de pensar cartesiano e indoem direção a um pensamento da complexidade. Tal reforma de pensamento, porestar diretamente relacionada a nossa aptidão de organizar o conhecimento, podepropiciar aos referidos professores melhor compreensão do fenômeno cantar.

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Biografia do Autor

Wanderson Moura Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Cursando mestrado em Musica UFG e Pós graduado em Formação Integrada em Voz (FIV) pelo CEV(Centro de Estudos em Voz)

Claudia Regina de Oliveira Zanini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professora do mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas. Doutora em ciências da Saúde.

Referências

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Publicado

2017-04-03

Como Citar

Costa, W. M., & Zanini, C. R. de O. (2017). Canto e Teoria da complexidade: considerações acerca do pensamento complexo relacionadas ao aprendizado do canto. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/573

Edição

Seção

Artigos