Políticas curriculares e currículo na Educação Musical: um mapeamento das publicações sobre a BNCC e o ensino de música na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432110

Palavras-chave:

BNCC; ensino de música; Educação Básica; mapeamento.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar a produção acadêmica que foca nas relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de música na Educação Básica. A metodologia contemplou uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e os procedimentos metodológicos abordaram uma pesquisa bibliográfica em trabalhos publicados entre os anos de 2015 e 2023, realizada no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na Revista da ABEM, na Revista MEB, na Revista ORFEU, na Revista da Tulha, nos anais dos congressos nacionais e dos encontros regionais da ABEM e nos anais dos congressos da ANPPOM. Também foi utilizada uma pesquisa documental no texto da BNCC. A partir das publicações selecionadas, foi possível identificar duas categorias analíticas. A primeira delas foca na inserção da música no componente curricular Arte na BNCC e em propostas curriculares municipais e estaduais, e a segunda apresenta resultados de pesquisas e de relatos de experiências que discutem propostas de ensino de música estruturadas e/ou realizadas a partir das diretrizes da Base. Conclui-se, portanto, que por ser uma importante política curricular, se faz necessário um maior aprofundamento nas reflexões sobre a BNCC. Essas reflexões devem abarcar todo este percurso, desde a concepção da Base e dos discursos imbuídos em seu texto, passando pela elaboração de propostas curriculares no âmbito dos estados e municípios até a elaboração dos PPPs, dos materiais didáticos e dos planejamentos dos/as professores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiana Maciel do Carmo, Universidade Estadual de Montes Claros

Raiana Maciel do Carmo é graduada em Licenciatura em Artes/ênfase em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mestra em Música (Etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Música (Etnomusicologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, integra o quadro de professoras(es) do curso de Licenciatura em Música e é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Unimontes, ministrando disciplinas relacionadas à pesquisa, à didática do ensino de música e à educação e diversidade cultural. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial/Grupo PET Artes Música-Unimontes entre os anos de 2018 e 2021, coordenando projetos sociais, educacionais e culturais, com destaque para a implantação do curso de Musicalização Infantil da Unimontes e da realização de aulas e de oficinas de música em escolas e projetos sociais. Em 2014 coordenou a implantação do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), sendo também diretora deste equipamento cultural. Os seus temas de interesse na área da pesquisa estão voltados para as políticas culturais para as culturas populares; ensino de música na educação básica, diversidade cultural na escola; formação de professores/as e história da Educação Musical.

http://lattes.cnpq.br/6705280641106242

Tatiane Rocha Matos, Universidade Estadual de Montes Claros

Tatiane Rocha Matos possui licenciatura plena em Artes/Música, habilitação (flauta doce) pela Universidade Estadual de Montes Claros (2017), realizou o Curso de Educação Musical e o Curso Técnico em Flauta Doce (2012) pelo Conservatório de Música Lorenzo Fernândez. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação da Unimontes. Já atuou como professora na educação integral e nos conservatórios de música de Montes Claros e Diamantina, tendo ampla experiência com a docência e a educação infantil. Participou de apresentações musicais, tais como no Encontro Regional da ABEM, realizado em Montes Claros, nas Festas de Agosto desta cidade e no Festival de Inverno de Milho Verde. Foi produtora musical pelo projeto Instrumental do Sertão, aprovado pela Lei Rouanet, e professora no projeto social Música no Orfanato, pelo edital Sismic. Foi integrante de grupos como Instrumental Enny Parejo, Grupo de Flautas Capella Montesclarense, Instrumental Marina Lorenzo e também da Banda Fulô do Sertão, formada por mulheres musicistas. Além de produtora e musicista na gravação do álbum Cirandinhas. Trabalhou como professora na rede municipal de ensino de Montes Claros, ministrando aulas de Arte para a educação infantil, no Cemei Udilma Porto Soares.

http://lattes.cnpq.br/9781705360329105

Referências

ABREU, R. R. de; AQUINO, T. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em aulas de música no ensino fundamental: analisando uma experiência de estágio. In: Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15, 2018. Anais [...] Goiânia, 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_erco/v3/papers/3324/public/3324 -11363-1-PB.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.

ANDRADE, D. Nuvem Branquinha: para cantar e construir conhecimentos musicais. Revista MEB, v. 11, n. 13/14, 2022. p. 108-121. Disponível em: https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/252. Acesso em: 05 jan. 2024.

ARNHOLD, D. T; MARTINS, R. L. A Base Nacional Comum Curricular como Política Pública de Equidade: Discussões e Perspectivas. Formação de Professores. Revista-Faccat, v. 2, n. 1, p. 118-127, 2021. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/2184. Acesso em: 24 set. 2023.

ARROYO, M. G. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf . Acesso em: 12 de fev. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. - São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.

_____. Lei no 13.278, de 2 de maio de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 7 out. 2023.

_____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. [Versão homologada]. Brasília: MEC, dez. de 2017a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 03 mai. 2023.

_____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base.Brasília,MEC/CONSED/UNDIME,2017a.Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp- content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 out. 2023.

CARVALHO, A. R. de. Configurações do ensino de música frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores de música da Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Música stricto sensu) – Universidade Federal De Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/36559. Acesso em: 23 set. 2023.

CARVALHO, T. C. D. C. V. Música e tecnologia na escola: diretrizes pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental guiadas pela BNCC. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.

CONCEIÇÃO, V. M; BATISTA, V. da. S; SILVA, T. D. da. Planejamento no estágio curricular supervisionado: propostas pedagógico-musicais à luz da BNCC. In: XXVI Congresso Nacional da ABEM, 2023. Anais [...] Ouro Preto, 2023. Disponível em:

https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1821/public/1821-7290-1-PB.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

COSTA, M. A. de T. C. da. As relações entre as aulas de música e o desenvolvimento comunicativo infantil: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular. In: XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 25, 2021. Anais [...]. Disponivel em: https://www.abem- submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/900/655. Acesso em: 15 mar 2023.

DEL-BEN, L. M.; PEREIRA, M. V. M. Música e Educação Básica: sentidos em disputa. In: Fabiany de Cássia Tavares Silva; Constantina Xavier Filha. (Org.). Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular. 1 ed. Campo Grande/MS: Editora Oeste, 2019, v. 01, p. 189-210. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/335797841_Musica_e_Educacao_Basica_sentidos_em_disputa. Acesso em: 10 jan. 2023.

DIAS, J. S. A educação musical como prática educativa emancipatória: uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30244. Acesso em: 15 mar 2023.

FERREIRA, F. S; RIBEIRO, L. M. S. Ensino do Samba e BNCC: algumas considerações. In: XXVI Congresso Nacional da ABEM. 2023. Anais [...] Ouro Preto, 2023. Disponível em:

https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvicongresso/XXVICongresso/paper/view/1772.Acesso em: 06 jan. 2024.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, ago. 2002, p. 257-27. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em 10 out. 2023.

FIGUEIREDO, J. de S. B; RASPANTE, A. L; SOUSA, A. C. Políticas Públicas Educacionais para a Educação Infantil. RECIMA21, v. 3, n. 5, 2022. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/14. Acesso em 06 jan. 2024.

FILIPAK, R. Arte (Música) no Currículo Integrado: reflexões sobre seu papel diante das Avaliações em Larga Escala e a Base Nacional Comum Curricular. In: SIMPOM. 11, 2020.Anais [...], Rio de Janeiro. Disponível em: http://seer.unirio.br/simpom/article/view/10685. Acesso em: 15 jul. 2023.

FISHER D. et al. Noções naturalizadas de música, arte e criação: desdobramentos a partir de uma leitura da Base Nacional Comum Curricular. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 24, 2016. Anais [...] Belo Horizonte - MG, Universidade Federal de Minas Gerais, Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/43859. Acesso em: 11 ago. 2023.

FRANÇA, M. C. C. BNCC e Educação Musical: muito barulho por nada? Revista MEB, v. 10, n. 12, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/vie w/236. Acesso em: 18 ago. 2023.

FREITAS, A. J. de A. O ensino de música com violão aos educandos típicos e atípicos com deficiência visual à luz da Base Nacional Comum Curricular. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMA_697d231d52d4033a312ac0f4c2c648 d9 . Acesso em: 12 dez. 2023.

GIROTTO, E. D. Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a base nacional comum curricular e a defesa da escola pública. HORIZONTES (EDUSF), v. 36, p. 16-30, 2018. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/324905499. Acesso em: 05 jun. 2023.

GIROTTO, E. D. Pode a política pública mentir? A Base Nacional Comum Curricular e a disputa da qualidade educacional. Educação & Sociedade (Impresso), v. 40, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/c3PrMtP6V5XVgnWv79btvjs/. Acesso em 10 fev. 2024.

GONÇALVES, I. M. Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral: uma proposta pedagógica. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/handle/10482/39788. Acesso em: 05 jan. 2024.

LIMA, W. G. de. Jogos sérios como estratégia de apoio ao ensino e aprendizagem de música: aplicação do jogo Musicália na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/16894/9/DISSERTAÇÃO_JogosSériosEstratégia.pdfAcesso em: 05 jan. 2024.

LOPES, A. C; MACEDO, E. Apresentação Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas. Roteiro, Joaçaba, v. 46, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2177- 60592021000102001&script=sci_arttext. Acesso em: 25 out. 2023.

MACEDO, E. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 31-36. Disponível em: em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO- FINAL.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.

MEZZALIRA, J. C. Música como linguagem do componente curricular Arte: processo histórico e legal na educação pública de ensino. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/d ownload/1278/1047/2288. Acesso em: 14 jun. 2023.

MIÃO C. R; LIMA S. R. A. de. O ensino musical na educação infantil e sua possível relação com a teoria desenvolvimental proposta por L. Vigotski. 2020. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 64-89, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/176713. Acesso em: 06 jan. 2024.

MOTA, Y. V. et al. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM): fragmentos e intermediações a partir do Fórum Especial da ABEM. In: Encontro Regional Centro-Oeste Da Associação Brasileira De Educação Musical, 15, 2018. Anais [..], . Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_erco/v3/papers/3331/public/3331- 11370-1-PB.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.

NASCIMENTO, A. S. do et al. A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música. Olhar de Professor, v. 26, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20359. Acesso em: 25 set. 2023.

OLIVEIRA, O. A. de; SOBREIRA, S. Componente curricular arte em disputa: embates pela especificidade da música nas políticas curriculares. Revista da ABEM, v. 30, n. 2, 2022. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1143. Acesso em: 25 set. 2023.

OLIVEIRA, Olga Alves de; SOBREIRA, Silvia. Professores de música e BNCC: diálogos entre políticas e práticas. Disponível em: https://abem.mus.br/anais-congresso/v5/. Acesso em: 17 abr. 2024.

OLIVEIRA, L. Música na educação do campo: superando estereótipos e aprimorando a escuta musical por meio da criação de playlists. Revista MEB, v. 10, n. 12, 2020. Disponível em:http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article /view/218. Acesso em: 07 jan. 2024.

OLIVEIRA, M. R. de; RODRIGUES, M. de A. R. Programa Música na Rede e a BNCC: processo de implementação da disciplina eletiva em escolas da Educação Básica no estado do Espírito Santo Comunicação. In: XXVI Congresso Nacional da ABEM. 2023. Anais [...] Ouro Preto, 2023. Disponível em:https://abem.mus.br/anais_congresso/V5/papers/1445/public/1445-7222-1-PB.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

OLIVEIRA, R. G. de. Proposta de implementação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon na Educação Infantil de acordo com os parâmetros da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado Música em Contexto) - Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/42631. Acesso em: 15 jun. 2023.

ORTIZ, A. M. R. et al. O currículo polivalente em Arte e a prática de professores de música em Várzea Grande-MT. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 24, 2019. Anais [...] Campo Grande- MS. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/view/153. acesso em: 15 mar. 2023.

PEREIRA, M. V. M. Música no contexto da BNCC: uma proposta para se cultivar o olhar. In: Fabiany de Cássia Tavares Silva; Luiz Carlos Novaes. (Org.). Conhecimentos em Ação e a Base Nacional Comum Curricular. 1ed. Campo Grande: Editora Oeste, 2021, v. 1, p. 127-146.

ROSA, T. M. S. Música no Novo Ensino Médio: práticas musicais presentes nos Itinerários Formativos da BNCC em uma escola pública de tempo integral. In: SIMPOM, 11, n. 6, 2020. Anais [...]. Rio de Janeiro-RJ. Disponível em: http://seer.unirio.br/simpom/article/view/10690. Acesso em: 18 jul. 2023.

ROMANELLI, G. G. B. Falando sobre a arte na Base Nacional Comum curricular–BNCC–um ponto de vista da educação musical. Linguagens- Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 10, n. 3, p. 476-490, 2016. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5979. Acesso em: 25 jul. 2023.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: Uma reflexão sobre a Prática. Penso Editora, 2019.

SANTOS, C. L. da S. Música e movimento na Educação Infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem Orff-Schulwerk. 2020. Dissertação (Mestrado em Docência) – Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Bauru, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/202181. Acesso em: 14 de abr. 2023.

SANTOS, M. C. dos. A Educação Musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)-ensino médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, 2019. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaa bem/article/view/799. Acesso em: 12 de out. 2023.

SILVA, B. S. M. da. BNCC e a Educação Musical: um estudo crítico-analítico sobre a música no currículo de uma escola da educação básica em Belém/PA. In: XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 25, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abem- submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/695. Acesso em: 14 abr. 2023.

SILVA, T. D. da. MÚSICA, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 6, p. 1-19, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9824. Acesso em: 16 abr. 2023.

SOUZA, B. C. M. F. Musicalização na educação infantil: um olhar sobre a base nacional comum curricular. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.51-64, ano 20, no 40, janeiro/março de 2019. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/688. Acesso em: 17 abr. 2023.

TORRES, S. I; MATOS, R. A. de. Reformas curriculares na educação básica sob três perspectivas: BNCC, mediações estaduais e experiências de ensino de música em escolas públicas. Orfeu, v. 6, n. 1, 2021. Disponível em:https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20183. Acesso em: 18 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

do Carmo, R. M., & Matos, T. R. (2024). Políticas curriculares e currículo na Educação Musical: um mapeamento das publicações sobre a BNCC e o ensino de música na Educação Básica. REVISTA DA ABEM, 32(1), e-32110. https://doi.org/10.33054/ABEM202432110

Edição

Seção

Artigos