O poder da música em projetos sociais: resíduos da colonização e a reconstrução de um presente possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432202

Palavras-chave:

projetos sociais, poder da música, ação social através da música

Resumo

Este ensaio está inserido no campo da sociologia da educação musical e tem como objetivo problematizar o discurso acerca do poder da música em projetos sociais. Destacamos elementos históricos que nos possibilitam compreender como as práticas, organizações e intenções adquiriram a dimensão e as características que possuem hoje, por meio da análise da questão do poder. Para tanto, utilizamos os conceitos de poder e dominação desenvolvidos na teoria weberiana, juntamente com o conceito de “ação social através da música”. Recorremos à trajetória da sociologia da educação musical e a autores das ciências sociais que discutem o processo histórico da aprendizagem musical. Defendemos a desconstrução do poder atribuído à música enquanto exercício de transformação mítica, propondo sua reconstrução como um exercício político de ação diante da dominação e da imposição de vontades. Como conclusão, apresentamos aspectos para a reconstrução de um presente viável que se inicia pela rejeição de abordagens salvacionistas, ou seja, os casos de sucesso não devem servir como modelos para a replicação de histórias de sucesso. É essencial considerar os aspectos históricos da singularidade societal brasileira e, compreendendo esse contexto, é fundamental a integração dos professores nos espaços de exercício do poder.

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Biografia do Autor

Andersonn Henrique Simões de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Andersonn Henrique Simões de Araújo possui graduação em Licenciatura Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado acadêmico em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e aluno doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRN e bolsista FAPERN. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN) e do Grupo de Pesquisa Perspectivas em Educação Musical (GPPEM/UERN). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, programas sociais governamentais, teoria da complexidade e cultura, contextos não formais de ensino de música.
http://lattes.cnpq.br/2503613615366209

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Araújo, A. H. S. de. (2024). O poder da música em projetos sociais: resíduos da colonização e a reconstrução de um presente possível. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32202. https://doi.org/10.33054/ABEM202432202