O poder da música em projetos sociais: resíduos da colonização e a reconstrução de um presente possível
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432202Palavras-chave:
projetos sociais, poder da música, ação social através da músicaResumo
Este ensaio está inserido no campo da sociologia da educação musical e tem como objetivo problematizar o discurso acerca do poder da música em projetos sociais. Destacamos elementos históricos que nos possibilitam compreender como as práticas, organizações e intenções adquiriram a dimensão e as características que possuem hoje, por meio da análise da questão do poder. Para tanto, utilizamos os conceitos de poder e dominação desenvolvidos na teoria weberiana, juntamente com o conceito de “ação social através da música”. Recorremos à trajetória da sociologia da educação musical e a autores das ciências sociais que discutem o processo histórico da aprendizagem musical. Defendemos a desconstrução do poder atribuído à música enquanto exercício de transformação mítica, propondo sua reconstrução como um exercício político de ação diante da dominação e da imposição de vontades. Como conclusão, apresentamos aspectos para a reconstrução de um presente viável que se inicia pela rejeição de abordagens salvacionistas, ou seja, os casos de sucesso não devem servir como modelos para a replicação de histórias de sucesso. É essencial considerar os aspectos históricos da singularidade societal brasileira e, compreendendo esse contexto, é fundamental a integração dos professores nos espaços de exercício do poder.
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