Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade

Autores

  • Sílvia Nunes Ramos Departamento de Pedagogia - Centro Universitário UNIVATES

Resumo

O presente estudo investiga como modelos musicais televisivos se manifestam na expressãomusical de crianças em fase inicial da escolarização. Tomando como referência as teorias sobreaprendizagem social e televisão (Brée, 1995; Ferrés, 1996, 2000; Lurçat, 1998; Morduchowicz, 2001),pedagogia crítica (Giroux, 1999; Giroux; McLaren, 1995) e sobre a educação musical no cotidiano(Souza, 2000), a pesquisa tem como questões centrais: o que as crianças aprendem de música comprogramas de televisão? Como interpretar essas experiências vividas pelas crianças? A coleta dedados foi realizada com um grupo de 12 crianças, de 9 e 10 anos, em uma escola pública de PortoAlegre (RS). O estudo contribui para uma visão diferenciada do papel da mídia no cotidiano de criançase os processos de apropriação musical televisiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Ramos, S. N. (2014). Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/401

Edição

Seção

Artigos