Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade

Autores/as

  • Sílvia Nunes Ramos Departamento de Pedagogia - Centro Universitário UNIVATES

Resumen

O presente estudo investiga como modelos musicais televisivos se manifestam na expressãomusical de crianças em fase inicial da escolarização. Tomando como referência as teorias sobreaprendizagem social e televisão (Brée, 1995; Ferrés, 1996, 2000; Lurçat, 1998; Morduchowicz, 2001),pedagogia crítica (Giroux, 1999; Giroux; McLaren, 1995) e sobre a educação musical no cotidiano(Souza, 2000), a pesquisa tem como questões centrais: o que as crianças aprendem de música comprogramas de televisão? Como interpretar essas experiências vividas pelas crianças? A coleta dedados foi realizada com um grupo de 12 crianças, de 9 e 10 anos, em uma escola pública de PortoAlegre (RS). O estudo contribui para uma visão diferenciada do papel da mídia no cotidiano de criançase os processos de apropriação musical televisiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-05-13

Cómo citar

Ramos, S. N. (2014). Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/401

Número

Sección

Artigos