Música da televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos de idade
Resumen
O presente estudo investiga como modelos musicais televisivos se manifestam na expressãomusical de crianças em fase inicial da escolarização. Tomando como referência as teorias sobreaprendizagem social e televisão (Brée, 1995; Ferrés, 1996, 2000; Lurçat, 1998; Morduchowicz, 2001),pedagogia crítica (Giroux, 1999; Giroux; McLaren, 1995) e sobre a educação musical no cotidiano(Souza, 2000), a pesquisa tem como questões centrais: o que as crianças aprendem de música comprogramas de televisão? Como interpretar essas experiências vividas pelas crianças? A coleta dedados foi realizada com um grupo de 12 crianças, de 9 e 10 anos, em uma escola pública de PortoAlegre (RS). O estudo contribui para uma visão diferenciada do papel da mídia no cotidiano de criançase os processos de apropriação musical televisiva.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).