Materiais didáticos nas aulas de música do ensino fundamental: um mapeamento das concepções dos professores de música da rede municipal de ensino de Porto Alegre
Resumo
Este artigo consiste em um relato de pesquisa que teve como objetivo investigar asconcepções que fundamentam o uso de materiais didáticos pelos professores de música em suaspráticas pedagógico-musicais. Para compreender essas concepções me apoiei nos conceitosutilizados pelo campo de pesquisa sobre o pensamento do professor. O método escolhido foi osurvey de pequeno porte, com desenho interseccional. Fizeram parte da amostra vinte professoresde música atuantes no Ensino fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre. A técnica de coleta dedados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram as concepções dos professoressobre os materiais didáticos disponíveis, além de sugerirem as características necessárias aosmateriais didáticos a serem utilizados nas aulas de música, no ensino fundamental. As consideraçõesfinais mostram a importância e a necessidade de ampliar as discussões sobre os materiais didáticosem música utilizados por professores de ensino fundamental, bem como a inserção dessa temáticanos cursos de formação e formação continuada de professores de música, auxiliando assim naanálise e produção de materiais didáticos para as aulas de música.Downloads
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