Materiais didáticos nas aulas de música do ensino fundamental: um mapeamento das concepções dos professores de música da rede municipal de ensino de Porto Alegre

Authors

  • Fernanda de Assis Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Abstract

Este artigo consiste em um relato de pesquisa que teve como objetivo investigar asconcepções que fundamentam o uso de materiais didáticos pelos professores de música em suaspráticas pedagógico-musicais. Para compreender essas concepções me apoiei nos conceitosutilizados pelo campo de pesquisa sobre o pensamento do professor. O método escolhido foi osurvey de pequeno porte, com desenho interseccional. Fizeram parte da amostra vinte professoresde música atuantes no Ensino fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre. A técnica de coleta dedados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados revelaram as concepções dos professoressobre os materiais didáticos disponíveis, além de sugerirem as características necessárias aosmateriais didáticos a serem utilizados nas aulas de música, no ensino fundamental. As consideraçõesfinais mostram a importância e a necessidade de ampliar as discussões sobre os materiais didáticosem música utilizados por professores de ensino fundamental, bem como a inserção dessa temáticanos cursos de formação e formação continuada de professores de música, auxiliando assim naanálise e produção de materiais didáticos para as aulas de música.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-04-22

How to Cite

Oliveira, F. de A. (2014). Materiais didáticos nas aulas de música do ensino fundamental: um mapeamento das concepções dos professores de música da rede municipal de ensino de Porto Alegre. REVISTA DA ABEM, 15(17). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/283

Issue

Section

Artigos