Produção de subjetividades e educação musical: um ensaio para uma pedagogia musical crítica
an essay for a critical music pedagogy
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432118Palavras-chave:
educação musical, pedagogia crítica, produção de subjetividades, neoliberalismo.Resumo
Neste ensaio apresentamos uma aproximação entre o campo de estudos da produção de subjetividades e o campo da educação musical, tendo como perspectiva uma pedagogia musical crítica. Assumimos que práticas músico-pedagógicas são vetores sociais de subjetivação e ressaltamos a responsabilidade da docência em música na promoção de ambientes favoráveis a processos de subjetivação positivos. Na fundamentação teórica abordamos as “subjetividades capitalísticas” (Guattari,1993), apontando para a nocividade dos pressupostos do neoliberalismo para as subjetividades humanas e, consequentemente, também para o social mais amplo. Dentre as problemáticas decorrentes desses pressupostos, focamos na homogeneização e propomos, como reação, que as práticas músico- pedagógicas e a formação docente musical propiciem ambiências que valorizem as singularidades dos sujeitos. Exploramos os conceitos de territorialização, desterritorialização e rizoma como favoráveis à construção de um fazer musical e pedagógico não coercitivo, contra-hegemônico e anticolonialista. Defendemos que a compreensão destes três conceitos pode contribuir significativamente para pedagogias musicais críticas e, portanto, são potencialmente indicados para uma formação emancipatória dos sujeitos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Regina Gloria Nunes; MACÊDO, Cibele Mariano Vaz de. O trabalho de arte e de grupos com jovens no centro cultural Cartola – comunidade da Mangueira RJ. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 2, n. 5, 28 set. 2012. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/v iew/66. Acesso em: 31 ago. 2024.
BATISTA, Leonardo Moraes. “Por que as mortes das pessoas negras não geram uma crise ética?”: uma conversa para praticarmos uma educação musical antirracista. In: MÜLLER, Vânia Beatriz (org.). No musicAR: gênero, racialização, produção de subjetividades e educação musical. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 18-36.
BRANCO, Guilherme Castelo. Subjetidade e lutas políticas na modernidade. O Que nos Faz Pensar, Rio de Janeiro, v. 21, n. 31, p. 237-251, dez. 2011. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.pucrio.br/oqnfp/article/view/370. Acesso em: 31 ago. 2024.
CASARA, Rubens. Contra a miséria neoliberal: racionalidade, normatividade e imaginário. São Paulo: Autonomia Literária, 2021. p. 280-323.
CHAUÍ, Marilena. Ideologia neoliberal e universidade. In: ROCHA, André (org.). A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 85-112. 221p.
CORAZZA, Sandra M. O que quer um currículo? pesquisas pós-críticas em Educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia volume 1. 2. ed. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia volume 5. 1. ed. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividades? Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 3, p. 415-426, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/pHqzmSS3Q3XPyrcQtDz77mk/?lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2024.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, p. 67-79, set. 2006. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/e
vistaabem/article/view/303. Acesso em: 31 ago. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GALLO, Sílvio. Educação: entre a subjetivação e a singularidade. Educação (UFSM), [s. l.], v. 1, n. 2, p. 229-244, 5 out. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2073. Acesso em: 31 ago. 2024.
GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T. da & GENTILI, P. (org.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996, p. 9-49.
GODOY, Ana. Biopolítica, cidadania e produção de subjetividades. Notas esparsas sobre pedagogia especulativa e subjetividade flexível. Revista Sul Americana de Filosofia e Educação, [s. l.], n. 20, p. 30-44, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4578. Acesso em: 31 ago. 2024.
GOMES, Rita Helena Sousa Ferreira. Convite à perversão. OPUS, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 101-118, jun. 2015. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/878. Acesso em: 31 ago. 2024.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis, 1996.
GUATTARI, Félix. Da produção de subjetividade. In: Parente, André (org.) Imagem Máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993, p. 177-191.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
MAZINI, Rafael Menotti; MÜLLER, Vânia Beatriz. Produção de subjetividades e os aspectos comunitário e vivencial da música: notas de uma experiência músico-pedagógica. In: MÜLLER, Vânia Beatriz; SCHMIDT, Beatriz Woeltje;
VELHO, José Rodrigo Santos (org.). Percussão e educação musical: propostas e apostas emancipatórias. Porto Alegre: Livrologia, 2023. p. 97-115.
MAZINI, Rafael Menotti. Produção de subjetividades na educação musical: uma pesquisa bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Licenciatura em Música, 2022. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00009c/00009cbd.pdf. 31 ago. 2024
MCLAREN, Peter; GIROUX, Henry. Linguagem, escola e subjetividade: elementos para um discurso pedagógico crítico. Educação & realidade. Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 21-35, jul/dez. 1993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/3053. Acesso em: 31 ago. 2024.
MCLAREN, Peter; GIROUX, Henry. Escrevendo das margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. p. 25-49.
MIRANDA, Luciana Lobo. Subjetividade: a (des)construção de um conceito. In: SOUZA, Solange Jobim e (org.). Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005. p. 29-46.
MÜLLER, Vânia Beatriz; STRÖHER, Karine Larissa. Inventividade e devir: um ensaio sobre produção de subjetividades e filosofia da educação musical. In: MÜLLER, Vânia (Org.). no musicAR: gênero, racialização, produção de subjetividades e educação musical. Chapecó: Livrologia, 2021, p. 165-185.
MÜLLER, Vânia Beatriz. Gênero e interseccionalidade: práticas músico pegagógicas como vetores socias de subjetivação. In: BEINEKE, Viviane (org.). Educação musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023. p. 79-94.
OLIVEIRA, Fabio Alves Gomes de; TAVARES, Mariana Santiago. Disciplina e Subjetivação: o sujeito no contexto escolar neoliberal. Revista Educação e Emancipação, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 159-176, 19 set. 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9731. Acesso em: 31 ago. 2024.
PELBART, Peter Pál. Vida capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo: Editora
Iluminuras Ltda, 2003.
PELLANDA, Nize Maria Campos. À Guisa de Introdução: reflexões sobre o neoliberalismo e subjetividade. In: MC LAREN, Peter. A Pedagogia da Utopia. Conferências na UNISC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. p. 7-27.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Formação intercultural em música: perspectivas para uma pedagogia do conflito e a erradicação de epistemicídios musicais. InterMeio, Campo Grande, MS, v. 23, n. 45, p. 99-124, jan./jun. 2017a. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5076. Acesso em: 31 ago. 2024.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM. Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, jul./dez. 2017b. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/ revistaabem/article/view/726. Acesso em: 31 ago. 2024.
SCIENCE, Chico. Chico Science & Nação Zumbi Programa Livre 1993. Youtube, out. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5u-Z7Frl7M4. Acesso em: 31 ago. 2024.
SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Cadernos de Campo (São Paulo 1991), São Paulo, v. 17, n. 17, p. 237-260, mar. 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47695. Acesso em: 31 ago. 2024.
SILVA, Letícia Batista da. Manguebeat: vanguarda no mangue? 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/33223. Acesso em: 31 ago. 2024.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SOARES, Leonardo Barros; MIRANDA, Luciana Lobo. Produzir subjetividades: o que significa?. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 408-424, ago. 2009. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/9112. Acesso em: 31 ago.2024.
STRÖHER, Karine Larissa; MÜLLER, Vânia Beatriz. O que pode a Cartografia à Educação Musica?. In: Encontro regional sul da abem, 20., 2022, [s.l]. Anais. 2022. v. 5, p. 1-11. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v5/index.html. Acesso em: 31 ago. 2024.
STRÖHER, Karine Larissa. O que pode a experiência da performance musical Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Música, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000076/000076f3.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.
WEIK, Christian Alberto. Por entre ritornelos e rizomas: ensaios de um ensino-aprendizagem musical deleuziano. Epistemus: Revista de Estudios En Música, Cognición y Cultura, La Plata, v. 9, n. 1, p. 028, 11 jul. 2021. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/Epistemus/article/view/11204/11199. Acesso em: 31 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).