Produção de subjetividades e educação musical: um ensaio para uma pedagogia musical crítica

an essay for a critical music pedagogy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432118

Palavras-chave:

educação musical, pedagogia crítica, produção de subjetividades, neoliberalismo.

Resumo

Neste ensaio apresentamos uma aproximação entre o campo de estudos da produção de subjetividades e o campo da educação musical, tendo como perspectiva uma pedagogia musical crítica. Assumimos que práticas músico-pedagógicas são vetores sociais de subjetivação e ressaltamos a responsabilidade da docência em música na promoção de ambientes favoráveis a processos de subjetivação positivos. Na fundamentação teórica abordamos as “subjetividades capitalísticas” (Guattari,1993), apontando para a nocividade dos pressupostos do neoliberalismo para as subjetividades humanas e, consequentemente, também para o social mais amplo. Dentre as problemáticas decorrentes desses pressupostos, focamos na homogeneização e propomos, como reação, que as práticas músico- pedagógicas e a formação docente musical propiciem ambiências que valorizem as singularidades dos sujeitos. Exploramos os conceitos de territorialização, desterritorialização e rizoma como favoráveis à construção de um fazer musical e pedagógico não coercitivo, contra-hegemônico e anticolonialista. Defendemos que a compreensão destes três conceitos pode contribuir significativamente para pedagogias musicais críticas e, portanto, são potencialmente indicados para uma formação emancipatória dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Vânia Müller, Universidade do Estado de Santa Catarina

Vânia Beatriz Müller é bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou o Mestrado em Educação Musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua na formação de educadoras/es musicais a partir da problematização da cultura sistêmica e, nela, a música, a escola, a educação musical. Coordenou a área Música na política pública PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/Ministério da Educação), de 2011 a 2019. É líder do grupo de pesquisa musicAR: artisticidade.cultura.educação musical, que concentra estudos sobre performance musical enquanto ritual social e produção de subjetividade. Pesquisa a interseccionalidade do gênero com classe e racialização, no âmbito do neoliberalismo – suas incidências em espaços de educação musical, bem como a educação musical como resistência.

http://lattes.cnpq.br/8343190297463515

Rafael Menotti Mazini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Rafael Menotti Mazini é licenciado em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2022), mestrando em música na linha de pesquisa de Educação Musical pela UDESC (2023) e membro do grupo de pesquisa musicAR: artisticidade.cultura. educação musical. Na qualidade de docente musical, dedica-se ao ensino básico buscando exercer uma prática pedagógica musical crítica. Como pesquisador, interessa-se pela investigação da performance musical enquanto encontro de pessoas que fazem música e em sua produção de subjetividades. http://lattes.cnpq.br/0599010329832052

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Müller, V., & Menotti Mazini, R. (2024). Produção de subjetividades e educação musical: um ensaio para uma pedagogia musical crítica: an essay for a critical music pedagogy. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32118. https://doi.org/10.33054/ABEM202432118

Edição

Seção

Artigos