Fatores Facilitadores e Inibidores da Criatividade Musical: Por uma pedagogia da ressignificação
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo empírico/qualitativo que buscou identificar alguns dos fatores capazes de facilitar ou inibir a criatividade em música, bem como averiguar se fatores considerados inibidores à agência criativa são passíveis de serem ressignificados mediante determinadas proposições pedagógicas. O estudo foi realizado através de uma pesquisa baseada na prática (Practice-based Research) efetivada junto a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade xxx (Alemanha). As práticas investigativas/pedagógicas envolveram atividades de improvisação musical e conversas direcionadas. Os resultados indicam que os fatores facilitadores à criatividade estão ligados à práticas e vivências musicais realizadas em ambientes socioeducativos formais, não-formais e informais favoráveis à manifestação criativa. Os fatores inibidores, por sua vez, foram identificados a partir de abordagens educacionais restritivas e de questões de ordem psicológica e sociocultural. Alguns fatores inibidores foram ressignificados ao empregar as atividades pedagógicas propostas, mas não foi observado mudanças significativas em crenças e valores de ordem psicossocial. Conclui-se que uma pedagogia da ressignificação, apesar de suas limitações, se apresenta como uma ferramenta eficaz à praxis educativa ao estimular, em poucos encontros, reflexões críticas que encorajaram a agência criativa dos sujeitos investigados.
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