Fatores Facilitadores e Inibidores da Criatividade Musical: Por uma pedagogia da ressignificação

Autores/as

  • Luciano da Costa Nazario Universidade Federal do Rio Grande

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um estudo empírico/qualitativo que buscou identificar alguns dos fatores capazes de facilitar ou inibir a criatividade em música, bem como averiguar se fatores considerados inibidores à agência criativa são passíveis de serem ressignificados mediante determinadas proposições pedagógicas. O estudo foi realizado através de uma pesquisa baseada na prática (Practice-based Research) efetivada junto a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade xxx (Alemanha). As práticas investigativas/pedagógicas envolveram atividades de improvisação musical e conversas direcionadas. Os resultados indicam que os fatores facilitadores à criatividade estão ligados à práticas e vivências musicais realizadas em ambientes socioeducativos formais, não-formais e informais favoráveis à manifestação criativa. Os fatores inibidores, por sua vez, foram identificados a partir de abordagens educacionais restritivas e de questões de ordem psicológica e sociocultural. Alguns fatores inibidores foram ressignificados ao empregar as atividades pedagógicas propostas, mas não foi observado mudanças significativas em crenças e valores de ordem psicossocial. Conclui-se que uma pedagogia da ressignificação, apesar de suas limitações, se apresenta como uma ferramenta eficaz à praxis educativa ao estimular, em poucos encontros, reflexões críticas que encorajaram a agência criativa dos sujeitos investigados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano da Costa Nazario, Universidade Federal do Rio Grande

Luciano da Costa Nazario é pesquisador, educador, violonista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seu trabalho pedagógico (Laboratório de Criação Musical) e sua pesquisa sobre a criatividade musical (practice-based research) têm sido aplicados em universidades no Brasil, Alemanha, China, Irlanda, Costa Rica, Argentina e Peru. Atualmente trabalha como técnico na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde atua em projetos de extensão (regente e arranjador da Big Band da FURG) e lidera o Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música, grupo interinstitucional e interdisciplinar formado por pesquisadores e estudantes da área da música, psicologia, história, letras e antropologia da Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Pampa.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4435-6693

 

Publicado

2022-11-22

Cómo citar

Nazario, L. da C. (2022). Fatores Facilitadores e Inibidores da Criatividade Musical: Por uma pedagogia da ressignificação. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1127

Número

Sección

Artigos