Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades

Autores/as

  • Magali Kleber Departamento de Arte/Curso de Música – UEL Doutoranda no PPG-Música – UFRGS

Resumen

Este trabalho consiste numa reflexão crítica sobre o tema currículo, afunilando-se para questõesespecíficas do currículo de música. O texto traz para o debate os pressupostos da perspectiva crítica epós-crítica do currículo, na qual este é visto como um fenômeno historicamente situado e culturalmentedeterminado e, portanto, imerso na complexidade de um contexto social marcado pela diversidade. Aproblematização sobre “Qual currículo?” é construída a partir desse referencial, apontando para anecessidade de se romper paradigmas conservadores com vistas à construção de novas propostascurriculares voltadas para uma prática pedagógico-musical aberta para decisões metodológicas pluralistase a necessária inclusão de novos campos e novas possibilidades. Vislumbra-se, assim, um currículoque possa considerar, no processo de construção do conhecimento, o contexto dos sujeitos envolvidos,a subjetividade e a intersubjetividade, privilegiando uma dinâmica coletiva e propiciando um fluxo dialógicoentre os objetivos propostos, os conteúdos trabalhados, a metodologia e a avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-05-13

Cómo citar

Kleber, M. (2014). Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades. REVISTA DA ABEM, 11(8). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/417

Número

Sección

Artigos