Entrevista con Maristela Mosca
un panorama de la Asociación Orff Brasil (ABRAORFF)
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432115Palabras clave:
Abordagem Orff, Formação Docente, Educação Musical, Maristela Mosca.Resumen
En esta entrevista, destacamos la actuación y las concepciones de la actual presidenta de la Asociación Orff Brasil (ABRAORFF), la Profesora Dra. Maristela de Oliveira Mosca. Doctora en Ciencias de la Educación - Desarrollo Curricular por la Universidad de Minho/Portugal, Máster en Educación por la UFRN, certificada en Orff-Schulwerk por el San Francisco International Orff Course (EE.UU.) y representante estatal (Rio Grande do Norte) del Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM), Maristela Mosca se ha dedicado a unir la universidad pública y la formación de profesores por medio de proyectos de extensión, producción científica y organización de eventos práctico-teóricos por la Asociación Orff Brasil. Entre sus diversos trabajos, que también incluyen la dirección del NEI-CAp y la actuación docente en la UFRN, resaltamos en nuestra entrevista las discusiones y panoramas del enfoque Orff-Schulwerk en Brasil, indagando sobre datos y concepciones epistemológicas, algunas de las cuales son discutidas en la reciente publicación internacional "Orff Schulwerk in Diverse Cultures", con un texto de autoría de Maristela Mosca, Lucilene Silva y Magda Pucci sobre los desarrollos de la propuesta en el país. Destacamos enfáticamente la actuación histórica y contemporánea de la ABRAORFF en sus recién cumplidos 20 años, con el objetivo de reflexiones, contextualizaciones y, así, apuntando las acciones futuras de una importante entidad relacionada con la Educación Musical y artística.
Descargas
Citas
ABRAORFF. Associação Orff está em plena atividade no Brasil. Jornal da ABRAORFF. São Paulo, dez. de 2006. Disponível em:
<http://www.abraorff.org.br/jornal/ABRAORFF_dez_2006.pdf>. Acesso em: 29 maio 2020.
SANTOS, Cassiano Lima da Silveira. Música e movimento na Educação Infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem Orff-Schulwerk. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.
LIMA, Cassiano. Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical. São Paulo: Editora Desvendério, 2023.
HARTMANN, Wolfgang. Looking at the roots: a guide to understading Orff-Schulwerk. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.
HASELBACH, Barbara; STEWART, Carolee (Orgs.) Orff Schulwerk in Diverse Cultures: an idea that went round the world. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.
MOSCA, Maristela; PUCCI, Magda; SILVA, Lucilene. The Orff Approach in the Brazilian Creative Environment. In: HASELBACH, Barbara; STEWART, Carolee (orgs.) Orff Schulwerk in Diverse Cultures: an idea that went round the world. San Francisco: Pentatonic Press, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).