O canto coral na formação integral do estudante do Ensino Médio Integrado no IFMS Campus Campo Grande

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432113

Palabras clave:

Canto Coral, Formação Integral, Currículo Integrado, Análise de Conteúdo.

Resumen

El Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Mato Grosso do Sul (IFMS), creado a partir de la Ley n.º 11.892/2008, tiene entre sus objetivos la formación de ciudadanos que ingresan al mundo del trabajo, a través de la calificación profesional. Creada al mismo tiempo, la Ley 11.769/2008 hace obligatoria, pero no exclusiva, la enseñanza de la música en las escuelas. El IFMS Campus Campo Grande, además de la disciplina de Arte, que aborda la música, cuenta con un proyecto de extensión denominado IFMS Coro – Campus Campo Grande, que pretende, entre otros objetivos, contribuir a la educación musical de los estudiantes y demás participantes a través del canto coral, así como contribuir al bienestar físico, mental y social de sus participantes. Nuestro problema de investigación tiene como objetivo responder si, efectivamente, el canto coral contribuyó a la formación integral de los estudiantes de Bachillerato Integrado que participaron en el proyecto entre 2012 y 2020. La metodología se guió por los principios de la investigación-acción, y para el análisis de los datos se utilizó el Análisis de Contenido, según Laurence Bardin. Los resultados mostraron que, de los 50 encuestados, el 92% afirmó que el canto coral contribuía a la formación integral. Por lo tanto, la investigación reveló que el canto coral en el IFMS - Campus Campo Grande ha contribuido a la formación integral de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Falson Pinheiro, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Rodrigo Falson Pinheiro é doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Música (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Docência para o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico (2020) pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), graduado nos cursos de Regência e de Piano (2002) pela Unicamp. Estudou piano com Lucielena Terribile, Fúlvia Escobar e Alexandre Pascoal Neto, regência com Eduardo Östergren e Beatriz Dokkedal e canto com Fátima Estelita Barros e Beatriz Dokkedal. Entre os cursos de aperfeiçoamento, está o curso de Regência de Orquestra, sob orientação do Maestro Jamil Maluf, durante o 34o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2003). Em 2005 fundou o "Coro de Câmera de Campinas", atuando como regente até 2012. Desde 2012 é docente no IFMS, onde atua como Pianista/Regente, sendo o maestro responsável pelo Coral do Campus Campo Grande. Na área de gestão, atuou como presidente da Comissão de Ética do IFMS e da Comissão Própria de Avaliação (CPA Central). http://lattes.cnpq.br/8303998590887739

Manoél Camara Rasslan, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Manoél Camara Rasslan é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor efetivo do Curso de Música (Licenciatura) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS e do Programa de Pós Graduação – Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES (UFMS). É graduado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, e coordena o projeto de extensão Movimento Coral UFMS e projeto de pesquisa que investiga a relação entre as práticas curriculares e a formação de professores de música. http://lattes.cnpq.br/7464103904460765

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos possui graduação em Ciências Econômicas (1995) e Ciências Biológicas (1992) pela Universidade Católica Dom Bosco, especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera/Uniderp. Atualmente é pesquisadora e professora de Metodologia da Pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Campo Grande, onde exerceu a função de Diretora de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais (2019–2023); de Coordenadora da Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica, e Tecnológica (2018–2019); de Coordenadora-Adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Mulheres Mil (2015–2016). Membro do Comitê Científico do IFMS desde 2014, é docente nas pós-graduações: Especialização em Ensino de Ciências e Matemática; Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino- aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, softwares educativos, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico. http://lattes.cnpq.br/8097857873980722

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Publicado

2024-07-27

Cómo citar

Falson Pinheiro, R., Camara Rasslan, M., & Errobidarte de Matos, M. A. (2024). O canto coral na formação integral do estudante do Ensino Médio Integrado no IFMS Campus Campo Grande. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32113. https://doi.org/10.33054/ABEM202432113