O canto coral na formação integral do estudante do Ensino Médio Integrado no IFMS Campus Campo Grande

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432113

Keywords:

Canto Coral, Formação Integral, Currículo Integrado, Análise de Conteúdo.

Abstract

The Federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso do Sul (IFMS), founded by the Law n. 11.892/2008, has, among its purposes, the aim to form citizens able to get a job in the world of work, through professional qualification. Created during the same period, the Law n. 11.769/2008 makes it compulsory to teach music at schools, but not exclusively. The Federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, besides the Art course, which has music as one of its contents, has an extension project called IFMS Choir - Campus Campo Grande, which aims, among other purposes, to contribute to the physical, mental, and social welfare of their participants. Our  research inquiry aimed to analyze whether the choral singing has contributed to the integral formation of the Integrated High School students who participated in the project from 2012 until 2020. The methodology was based on the principles of action research, and for the data analysis, we used the Content Analysis, according to Laurence Bardin. The results show that, from the 50 respondents, 92% of the students believe that the choral singing has contributed to their integral formation. Therefore, the research revealed that the choral singing at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande has contributed to the integral formation of their students.

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Author Biographies

Rodrigo Falson Pinheiro, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Rodrigo Falson Pinheiro é doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Música (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Docência para o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico (2020) pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), graduado nos cursos de Regência e de Piano (2002) pela Unicamp. Estudou piano com Lucielena Terribile, Fúlvia Escobar e Alexandre Pascoal Neto, regência com Eduardo Östergren e Beatriz Dokkedal e canto com Fátima Estelita Barros e Beatriz Dokkedal. Entre os cursos de aperfeiçoamento, está o curso de Regência de Orquestra, sob orientação do Maestro Jamil Maluf, durante o 34o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2003). Em 2005 fundou o "Coro de Câmera de Campinas", atuando como regente até 2012. Desde 2012 é docente no IFMS, onde atua como Pianista/Regente, sendo o maestro responsável pelo Coral do Campus Campo Grande. Na área de gestão, atuou como presidente da Comissão de Ética do IFMS e da Comissão Própria de Avaliação (CPA Central). http://lattes.cnpq.br/8303998590887739

Manoél Camara Rasslan, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Manoél Camara Rasslan é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor efetivo do Curso de Música (Licenciatura) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS e do Programa de Pós Graduação – Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES (UFMS). É graduado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, e coordena o projeto de extensão Movimento Coral UFMS e projeto de pesquisa que investiga a relação entre as práticas curriculares e a formação de professores de música. http://lattes.cnpq.br/7464103904460765

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos possui graduação em Ciências Econômicas (1995) e Ciências Biológicas (1992) pela Universidade Católica Dom Bosco, especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera/Uniderp. Atualmente é pesquisadora e professora de Metodologia da Pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Campo Grande, onde exerceu a função de Diretora de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais (2019–2023); de Coordenadora da Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica, e Tecnológica (2018–2019); de Coordenadora-Adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Mulheres Mil (2015–2016). Membro do Comitê Científico do IFMS desde 2014, é docente nas pós-graduações: Especialização em Ensino de Ciências e Matemática; Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino- aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, softwares educativos, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico. http://lattes.cnpq.br/8097857873980722

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Published

2024-07-27

How to Cite

Falson Pinheiro, R., Camara Rasslan, M., & Errobidarte de Matos, M. A. (2024). O canto coral na formação integral do estudante do Ensino Médio Integrado no IFMS Campus Campo Grande. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32113. https://doi.org/10.33054/ABEM202432113