Documentário “Projeto Santo Antônio – o ensino de música”
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432124Palabras clave:
educação musical, educação não formal, projeto social, produção audiovisualResumen
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Projeto Santo Antônio, de Música, situado na região sisaleira do estado da Bahia, que teve como objetivo compreender os processos de educação musical na ação. Os resultados da pesquisa são expostos no formato de audiovisual, através do olhar de um documentário expositivo. A partir do trabalho são discutidos o papel transformador da prática musical em um projeto social desenvolvido em uma comunidade carente, a relevância da música no âmbito educacional, a música como fator social dentro da cultura e seus desdobramentos e perspectivas na formação musical dos alunos envolvidos no projeto social. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram empregadas observações sistemáticas dentro do núcleo do projeto, realizadas entrevistas semiestruturadas com membros e gestores, investigação do acervo de vídeos existentes, além do embasamento no referencial teórico da área. Por fim, apresenta-se uma análise da estrutura e conteúdo do documentário em questão. Dessa forma, o artigo oferece uma análise abrangente, abordando a trajetória, reflexões e impactos socioeducacionais decorrentes da produção de um documentário que destaca uma ação social capaz de transformar vidas por meio da educação musical.
Descargas
Citas
GOMES, Sandra L. R. O Acesso Aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. Reciis - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 2, p. 93-106, jun./2014.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, v. 10, p. 43-51, mar. 2004.
KLEBER, Magali O. A prática de educação em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. 2006. 355f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Música. Porto Alegre, 2006.
MOURA, Eliana P. G. de; ZUCCHETI, Dinora T. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Caderno de pesquisa, v. 40, n. 140, p. 629-648, mai./ago. 2010.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. trad. Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005.
OLIVEIRA, Alda de. Atuação profissional do educador musical: terceiro setor. Revista da ABEM, v. 11, n. 8, p. 93-99, mar. 2003.
ORQUESTRA SANTO ANTÔNIO. Projeto Santo Antônio - O ensino de música - Documentário. 2023. 1 vídeo (59'11"). Disponível em: <https://youtu.be/kFxiy9dDgR0>. Acesso em: 24 nov. 2024.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PENNA, Maura; BARROS, Olga R. N. e; MELLO, Marcel R. de. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista da ABEM, v. 20, n. 27, 2014. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/161. Acesso em: 19 nov. 2023.
SOUZA, Jusamara. Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical. Educar em Revista, v. 30, n. 53, p. 91-111, jul./set. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).