Panorama da graduação em Música no Brasil: breve análise a partir do Censo da Educação Superior - 2020 do INEP

Autores/as

  • Micael Carvalho dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os principais dados estatísticos de 2020 a respeito da educação superior em Música no Brasil a partir dos resultados divulgados pelo Censo da Educação Superior, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep em 2022. A pesquisa documental, que conta com coleta de dados via internet, é utilizada como metodologia para o levantamento e a análise das bases de informação. Os principais indicadores dos cursos de graduação em Música no Brasil apresentam o perfil localizado em cinco pontos, revelando que: a) a quantidade de cursos de licenciatura em Música é mais que o dobro do número de cursos de bacharelado em Música, no Brasil; b) os cursos de graduação em Música concentram-se nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; c) os cursos de bacharelado nas IES públicas apresentam-se em uma quantidade superior ao dobro desses cursos nas IES privadas; d) o número de cursos de licenciatura em Música nas IES públicas e privadas são próximos, bem como o número de matrículas; e) o número de concluintes nas IES públicas é maior nos cursos de bacharelado em Música e menor nas licenciaturas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Micael Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor de Música do Colégio Universitário da UFMA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - PPGE/UFMA. Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Desenvolve estudos nas áreas de políticas públicas de educação, formação docente em música, currículo e educação musical, educação musical escolar, culturas populares e manifestações culturais maranhenses. É membro associado do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem Brasil) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Foi Coordenador Regional Nordeste (2017-2020) e Coordenador de Comunicação (2020) do Fladem Brasil. Foi integrante do Conselho Fiscal da Associação Maranhense de Arte-Educadores - AMAE (2018-2020). Atual vice-presidente do Fladem Brasil (Fórum Latino-americano de Educação Musical - Secção Brasileira).

Publicado

2023-02-06

Cómo citar

Santos, M. C. dos. (2023). Panorama da graduação em Música no Brasil: breve análise a partir do Censo da Educação Superior - 2020 do INEP. REVISTA DA ABEM, 31(1). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1154

Número

Sección

Artigos