Panorama da graduação em Música no Brasil: breve análise a partir do Censo da Educação Superior - 2020 do INEP

Authors

  • Micael Carvalho dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Abstract

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os principais dados estatísticos de 2020 a respeito da educação superior em Música no Brasil a partir dos resultados divulgados pelo Censo da Educação Superior, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep em 2022. A pesquisa documental, que conta com coleta de dados via internet, é utilizada como metodologia para o levantamento e a análise das bases de informação. Os principais indicadores dos cursos de graduação em Música no Brasil apresentam o perfil localizado em cinco pontos, revelando que: a) a quantidade de cursos de licenciatura em Música é mais que o dobro do número de cursos de bacharelado em Música, no Brasil; b) os cursos de graduação em Música concentram-se nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; c) os cursos de bacharelado nas IES públicas apresentam-se em uma quantidade superior ao dobro desses cursos nas IES privadas; d) o número de cursos de licenciatura em Música nas IES públicas e privadas são próximos, bem como o número de matrículas; e) o número de concluintes nas IES públicas é maior nos cursos de bacharelado em Música e menor nas licenciaturas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Micael Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor de Música do Colégio Universitário da UFMA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - PPGE/UFMA. Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Desenvolve estudos nas áreas de políticas públicas de educação, formação docente em música, currículo e educação musical, educação musical escolar, culturas populares e manifestações culturais maranhenses. É membro associado do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem Brasil) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Foi Coordenador Regional Nordeste (2017-2020) e Coordenador de Comunicação (2020) do Fladem Brasil. Foi integrante do Conselho Fiscal da Associação Maranhense de Arte-Educadores - AMAE (2018-2020). Atual vice-presidente do Fladem Brasil (Fórum Latino-americano de Educação Musical - Secção Brasileira).

Published

2023-02-06

How to Cite

Santos, M. C. dos. (2023). Panorama da graduação em Música no Brasil: breve análise a partir do Censo da Educação Superior - 2020 do INEP. REVISTA DA ABEM, 31(1). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1154

Issue

Section

Artigos