Teoria e prática pedagógica: encontros e desencontros na formação de professores
Abstract
Este artigo tem 0 objetivo de discutir algumas formas de compreender asrela<;:6es entre teoria e pratica pedag6gicas na forma<;:ao do educador musical. Paratanto, sao apresentadas as trajet6rias que marcaram a constru<;:ao dos conhecimentospraticos de tres professoras de musica, sendo elas analisadas aluz da epistemologiada pratica profissional defendida por Donald Schon. Dessa perspectiva, 0desenvolvimento profissional e explicado atraves dos processos reflexivos do professorsobre a pr6pria pratica pedag6gica. Nesse processo, 0 professor elabora novosconhecimentos - te6ricos e praticos - capazes de dar conta da singularidade e dacomplexidade que caracterizam 0 fen6meno educativo. No ambito da forma<;:ao deprofessores, acredita-se que referenciais dessa natureza possam contribuir para adiscussao de possibilidades mais crfticas e concretas em Educa<;:ao Musical, incluindoa ideia de que e atraves do dialogo reflexivo com as prciticas que se formam profissionaismais comprometidos e conhecedores das dinamicas educacionais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).