Atuação profissional do educador musical: a formação em questão

Authors

  • Cássia Virgínia Coelho de Souza Departamento de Artes – UFMT e-mail: cvcoelhosouza@uol.com.br

Abstract

O texto propõe uma reflexão sobre a atuação e o mercado de trabalho para o educadormusical a partir do texto-base, ressaltando as expressões educação musical, formação e pesquisa. Aeducação musical é destacada como foco do debate, sendo diferenciada da profissão do músico,principalmente, pela qualificação “humanizadora” do ensino. A formação é considerada como fundamentalpara a atuação profissional e questionada na condição que se apresentam os cursos de formação inicialna área. A pesquisa é defendida como suporte para uma formação reflexiva e autônoma, sendo que,aliada à qualificação “humanizadora” recebida do ensino, gera uma permanente busca de competênciae um preparo melhor para a atuação do educador musical. O texto é concluído com um parecer sobreuma citação feita no texto-base, a qual desenvolve algumas idéias sobre a educação do profissionalempreendedor

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Published

2014-05-13

How to Cite

Souza, C. V. C. de. (2014). Atuação profissional do educador musical: a formação em questão. REVISTA DA ABEM, 11(8). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/425

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Section

Artigos