Percussion practices and autism spectrum disorder in a social project: interviewing parents and guardians
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202432217Keywords:
Educação Musical Inclusiva, práticas de percussão, Transtorno do Espectro Autista (TEA)Abstract
This work deals with the limits and possibilities of Inclusive Music Education, considering the practices of percussion for children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research problem emerges from the reflections about the activities developed in the workshops of the Social Percussion Project XXXX in XXXXX. The general objective is to verify the effects of the musical intervention of the percussion workshop, as well as the social and learning relationship of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD), contributing to their social inclusion, and narratives of parents and guardians. The research study methodology is qualitative. The narratives became relevant to this research because they instigated the educator the possibility of acting as an active protagonist narrator, as a writer of stories that are constituted from different situations of formation, portraying the importance of learning and reflection, characterizing an open dialogue. The research subjects were constituted in this investigation from the relationship developed in the Social Percussion Project XXXXX, with six children and adolescents from 9 to 17 years, diagnosed with ASD, from the perspective of those responsible.
Downloads
References
ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.). A Aventura (Auto)Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: 2004.
ARANTES, Lucielle F. “Tem gente ali que estuda música para a vida!”: um estudo de caso sobre jovens que musicam no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
ARROYO, Margarete. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música. 1999. 360 p. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
BRESLER, Liora. Pesquisa qualitativa em educação musical: contextos, características e possibilidades. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 16, 7-15, mar. 2007.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: A música como meio de desenvolver a integração do ser. Recreart, Santiago de Compostela, jun. 2005.
COSTA, NETO, Ivo Pereira da. Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas percussivas do projeto social Atoque. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.
GOES, R. S. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e o aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a DistânciaCEAD/UDESC, 2 (1), 27-43, 2009.
JUNGES, Fernanda. Canto coral em projetos sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria-RS. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, março de 2004.
KLEBER, Magali Oliveira. A prática da educação musical em ONGs: dois estudos de casos no contexto urbano brasileiro. 2006. 355f. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
KOHLRAUSCH, Estela; TEIXEIRA, Rodrigo Sacco. Experiências artísticas com pessoas idosas: alguns contrapontos na fermata pandêmica. Revistada FUNDARTE. Montenegro, p. 01-16, ano 21, nº 44, janeiro/março de 2021. Disponível em: https://doi.org/10.19179/2319-0868/888.
MANTOAN, Maria T. E. Educação Escolar de Deficientes Mentais: Problemas para a pesquisa e o desenvolvimento. In: Cadernos CEDES. vol. 19. n. 46. Campinas, 1998. https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300009.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MORALES, D. S.; BELLOCHIO, C. R. A educação musical especial em produções dos Encontros Nacionais da ABEM. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18, e SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15, 2009, Londrina. Anais... Londrina: ABEM, 2009. p. 114- 126.
OLIVEIRA, F. A. Pedagogia musical online: um estudo de caso no ensino superior de música a distância. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
PAIVA, Rodrigo Gudin; POZZI, Cristina Maria. Grupo de percussão e educação musical para crianças com autismo. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Percussão. Campinas: Unicamp, 2017, p. 473-482.
RODRIGUES, Jessika Castro; PEREIRA, Cláudio Ludgero Monteiro. Desenvolvimento global do adolescente com diagnóstico de Transtorno Autista inserido em turma de educação musical para crianças e adolescentes com e sem transtorno. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória. Anais... Vitória: ABEM, 2011.
ROZZINI, José Everton da Silva. Educação musical na Cuíca: percussões e repercussões de um projeto social. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
RUCHIGA. Ana Laura Machado Nucci Por uma Educação Musical Afetiva, Inclusiva e baseada em metodologias ativas: um manifesto dentro das normas (da ABNT). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.
SOUZA, Ângela Maria C. et al. Caminhos da inclusão. Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo e Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. Goiânia: Kelps, 2008.
STRAUSS, Anselm.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução de Luciane de Oliveira Rocha, 2ª edição, Porto Alegre: Artmed. 2008.
TÓLIO, Marcio Luiz. Atoque-Música-Família: significados da educação musical em projeto social. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).