A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir sobre a motivação para aprender música no ensino superior a partir de dados colhidos em uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Maringá. Para a realização do trabalho, foi utilizado como referência teórica a Teoria da Autodeterminação (TAD). A metodologia adotada foi um survey, abrangendo questões sobre a motivação dos alunos em relação ao conteúdo, professores, colegas e perspectivas de atuação futura. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir, de forma geral, que os alunos encontram-se autonomamente motivados em suas atividades do curso de Música, que, de acordo com a teoria, se relaciona com sentimentos internos e pessoais, envolvendo a experiência de liberdade de escolha. Observou-se uma diminuição na percepção da motivação ao comparar o início do curso e, atualmente, assim como no que diz respeito às dificuldades com conteúdo, professores e colegas. No que diz respeito à motivação para a futura atuação docente, observou-se a predominância na motivação intrínseca, tipo de motivação mais autodeterminado. A partir dessa pesquisa, foi possível levantar reflexões sobre a motivação dos alunos de um curso de Licenciatura em Música, possibilitando conhecer alguns aspectos dos padrões motivacionais dos alunos e oferecendo respaldo para potenciais intervenções que visem melhorar a motivação dos alunos no ensino superior.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Isac R. A motivação dos licenciandos em música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2015.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
BORUCHOVITCH, Evely; BZUNEK, José A.; GUIMARÃES, Sueli E. R. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. V. 1. 254p.
BZUNECK, José A. As cCrenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 16-133.
CERNEV, Francine K. A motivação do professor de música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
CERNEV, Francine; HENTSCHKE, Liane. A teoria da autodeterminação e as influências das necessidades psicológicas básicas na motivação dos professores de música. Revista da Abem, v. 20, n. 29, p. 88-102, 2012.
CERNEV, Francine K. Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. 2015. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade do Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CERNEV, Francine K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 23-40, jan./jun. 2018.
DANTAS, Taís; PALHEIROS, G. M. B. Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 30, p. 63-76. jan./jun. 2013.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Motivation, personality, and development within embedded social contexts: an overview of self-determination theory. In: RYAN, R. M. (Ed.). Oxford handbook of human motivation. Oxford, UK: Oxford University Press, 2012. p. 85-107.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M.; GUAY, F. Self-determination theory and actualization of human potential. In: MCINERNEY, D.; MARSH, H.; CRAVEN, R.; GUAY, F. (Eds.). Theory driving research: new wave perspectives on self processes and human development. Charlotte, NC: Information Age Press, 2013. p. 109-133.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Self-Determination Theory: a macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology, v. 49, n. 3, p. 182-185, 2008.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.
ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de artes de uma universidade pública do norte do Paraná. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
REEVE, Johnmarshall. Motivac?a?o e emoc?a?o. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
SANTOS, Gabriel Matsudo dos. A motivação dos alunos do Curso de Licenciatura da Universidade Estadual de Maringá na perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017.
VALLERAND, Robert J.; PELLETIER, Luc G.; BLAIS, Marc R.; BRIE?RE, Nathalie M.; SENE?CAL, Caroline; VALLIE?RES, Evelyne F. The academic motivation scale: a measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, v. 52, p. 1003-1017, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).