A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Autores

  • Gabriel Matsudo dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Francine Kemmer Cernev Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a motivação para aprender música no ensino superior a partir de dados colhidos em uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Maringá. Para a realização do trabalho, foi utilizado como referência teórica a Teoria da Autodeterminação (TAD). A metodologia adotada foi um survey, abrangendo questões sobre a motivação dos alunos em relação ao conteúdo, professores, colegas e perspectivas de atuação futura. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir, de forma geral, que os alunos encontram-se autonomamente motivados em suas atividades do curso de Música, que, de acordo com a teoria, se relaciona com sentimentos internos e pessoais, envolvendo a experiência de liberdade de escolha. Observou-se uma diminuição na percepção da motivação ao comparar o início do curso e, atualmente, assim como no que diz respeito às dificuldades com conteúdo, professores e colegas. No que diz respeito à motivação para a futura atuação docente, observou-se a predominância na motivação intrínseca, tipo de motivação mais autodeterminado. A partir dessa pesquisa, foi possível levantar reflexões sobre a motivação dos alunos de um curso de Licenciatura em Música, possibilitando conhecer alguns aspectos dos padrões motivacionais dos alunos e oferecendo respaldo para potenciais intervenções que visem melhorar a motivação dos alunos no ensino superior.

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Biografia do Autor

Gabriel Matsudo dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Gabriel Matsudo dos Santos é Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como estagiário em cursos e projetos de ensino e extensão, como projeto Semeando Música, do programa Universidade Sem Fronteiras (PR). Integrou como bolsista o Programa Pibid Música e Artes Cênicas da UEM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. https://orcid.org/0000-0003-3731-118X

Francine Kemmer Cernev, Universidade de Brasília (UnB)

Francine Kemmer Cernev é Doutora e Mestre em Música: Educação Musical - pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós graduada na área de educação infantil e séries iniciais, gestão de recursos humanos e regência musical. Licenciada em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Professora do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UNB) ministrando aulas na graduação (presencial, EAD) e pós-graduação. Atuou como professora colaboradora do Curso de Musica da Universidade Estadual de Londrina (2005-2008) e da Universidade Estadual de Maringá (2015-2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando nos seguintes temas: Tecnologias Digitais Educacionais, Aprendizagem Colaborativa e Motivação para Aprender e Ensinar Música. https://orcid.org/0000-0002-5599-2663

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Santos, G. M. dos, & Cernev, F. K. (2019). A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/822

Edição

Seção

Artigos