MÚSICA, SAÚDE E BEM-ESTAR: AULAS DE MÚSICA E HABILIDADES COGNITIVAS NÃO MUSICAIS

Autores

  • José Davison da Silva Júnior Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta o tema Música, saúde e bem-estar e suas áreas, musicoterapia, música comunitária, uso da música no dia a dia, música na medicina e educação musical. Destacamos a educação musical, cujo objetivo primário é o ensino de música, mas que também pode alcançar objetivos secundários, como melhora em habilidades cognitivas não musicais, tais como a percepção da fala, outras habilidades de linguagem, habilidades espaciais, habilidades matemática, QI e sucesso acadêmico, memória e funcionamento executivo. Apesar de alguns estudos correlacionais e experimentais mostrarem resultados positivos, ainda não está clara a relação entre aulas de música e habilidades cognitivas não musicais, bem como a transferência do domínio musical para outros domínios, e que estudos correlacionais não implicam relação de causalidade. Sendo assim, é necessário cautela antes de justificarmos o ensino de música pelos benefícios nas habilidades cognitivas não musicais.

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Biografia do Autor

José Davison da Silva Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

José Davison da Silva Júnior é Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda. Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música e em Educação Especial pela Faculdade Frassinetti do Recife. É Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia, com Programa Doutorado Sanduíche realizado no Center for Mind Brain - University of California, Davis. Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC. https://orcid.org/0000-0001-9160-0658

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva Júnior, J. D. da. (2019). MÚSICA, SAÚDE E BEM-ESTAR: AULAS DE MÚSICA E HABILIDADES COGNITIVAS NÃO MUSICAIS. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/798

Edição

Seção

Artigos