CRIATIVIDADE E PRÁTICAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES RECENTES NOS ANAIS DE CONGRESSOS DA ABEM
Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudos e pesquisas sobre criatividade na educação musical vêm se configurando recentemente nos anais dos congressos nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisas atuais de autores brasileiros e estrangeiros das áreas da educação e da educação musical que focalizam o tema enquanto campo teórico-prático. Quanto à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica. Foram selecionados 30 textos, sendo utilizado o software MAXQDA 12 para a análise dos dados. As análises tiveram como foco as seguintes dimensões: justificativas que envolvem o desenvolvimento da criatividade, expressões utilizadas pelos autores para tratar do tema, atividades e estratégias metodológicas mais utilizadas e princípios teórico-metodológicos que orientam as discussões sobre o tema. As considerações finais destacam a criatividade na educação enquanto campo de estudos que vem crescendo sob diferentes olhares e perspectivas, com destaque às práticas criativas que vêm sendo desenvolvidas em contextos diversos. O crescimento do campo aponta para a crescente valorização e legitimação dos discursos, identidades e processos de significação que emergem das práticas criativas enquanto potencial crítico e transformador no campo da educação musical.
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