CRIATIVIDADE E PRÁTICAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES RECENTES NOS ANAIS DE CONGRESSOS DA ABEM

Autores

  • Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudos e pesquisas sobre criatividade na educação musical vêm se configurando recentemente nos anais dos congressos nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisas atuais de autores brasileiros e estrangeiros das áreas da educação e da educação musical que focalizam o tema enquanto campo teórico-prático. Quanto à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica. Foram selecionados 30 textos, sendo utilizado o software MAXQDA 12 para a análise dos dados. As análises tiveram como foco as seguintes dimensões: justificativas que envolvem o desenvolvimento da criatividade, expressões utilizadas pelos autores para tratar do tema, atividades e estratégias metodológicas mais utilizadas e princípios teórico-metodológicos que orientam as discussões sobre o tema. As considerações finais destacam a criatividade na educação enquanto campo de estudos que vem crescendo sob diferentes olhares e perspectivas, com destaque às práticas criativas que vêm sendo desenvolvidas em contextos diversos. O crescimento do campo aponta para a crescente valorização e legitimação dos discursos, identidades e processos de significação que emergem das práticas criativas enquanto potencial crítico e transformador no campo da educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon é Mestra em Música na subárea Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atua como professora-tutora no Centro Universitário Claretiano no polo de Florianópolis/SC e como professora de música em escola da rede privada de educação básica. https://orcid.org/0000-0003-1699-7848

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina

Viviane Beineke é Professora do Departamento de Música e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC. Bolsista de Produtividade pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Mestra e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), na Alemanha. É editora da Revista Música na Educação Básica, da Associação Brasileira de Educação Musical. Desenvolve pesquisas sobre criatividade e práticas musicais criativas, metodologias de ensino de música, produção de materiais didáticos e formação docente. https://orcid.org/0000-0003-2056-8149

Referências

ABEM. Políticas Editoriais. Revista da Abem, [s.l., s.d.], Foco e Escopo. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 10 maio 2019.

ALENCAR, E. S. de. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. especial, p. 45-49, 2007.

AMORIM, Q. P. de B. S.; ALMEIDA, C. M. G. de. Educação musical no terceiro setor: reflexões sobre os processos de significação e criatividade musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

BEINEKE, V. Aprendizagem criativa na escola: um olhar para a perspectiva das crianças sobre suas práticas musicais. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 26, p. 92-104, jan./jul. 2011.

______. A composição no ensino de música: perspectivas de pesquisa e tendências atuais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 20, p. 19-32, set. 2008.

______. Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 34, p. 42-57, jan./jul. 2015.

______. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre aprendizagem criativa. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BIAZON, S. Improvisação livre a partir de vídeos: estratégias de realização, considerações e hipóteses. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

BRITO, Teca Alencar de. Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, p. 89-93, set. 2010.

______ Hans-Joachim Koellreutter: músico e educador musical menor. Revista da Abem, Londrina, v. 33, n. 35, p.11-23, jul./dez. 2015.

______. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

Burnard, P. Rethinking ‘musical creativity’ and the notion of multiple creativities in music. In: ODENA, O. Musical Creativity: insights from music education research. England: Ashgate Publishing, 2012. p. 5-27.

______. How children ascribe meaning to improvisation and composition: rethinking pedagogy in music education. Music Education Research, v. 2, n. 1, 2000.

______. Understanding children’s meaning-making as composers. In: DELIÈGE, I.; WIGGINS, G. A. (Eds.). Musical Creativity: multidisciplinary research in theory and practice. New York: Psychology Press, 2006. p. 111-133.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COSTA, R. L. M. da. A ideia de corpo e a configuração do ambiente da improvisação musical. Opus, v. 14, n. 2, dez. 2008.

COTRIM, R. M. B. Educação musical em ambiente de estúdio eletroacústico: uma perspectiva para as práticas musicais criativas. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017. Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

CRAFT, A. A criatividade e os ambientes da educação infantil. In: PAIGE-SMITH, A.; CRAFT, A. O desenvolvimento da prática reflexiva na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 120-135.

CRAFT, A. Creativity in Schools: tensions and dilemas. London: Routledge, 2005.

CRAFT, A.; PAIGE-SMITH, A. O que é preciso para que sejamos profissionais que refletem sobre a prática na educação infantil? In: PAIGE-SMITH, A.; CRAFT, A. O desenvolvimento da prática reflexiva na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Perennial, 1997.

DEL BEN, L. Produção científica em educação musical e seus impactos nas políticas e práticas educacionais. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 16, n. 16, p. 57-64, mar. 2007.

DOMINGOS, D.; FERNANDINO, J. Processos de criação musical: construindo caminhos no Programa Escola Integrada. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

DUARTE, K. R. P.; FIALHO, V. M. Apreciação e composição de música contemporânea na escola. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

FERLIM, U. D. C. Circlesongs: uma abordagem de prática musical criativa e colaborativa. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

FONTERRADA, Ma. T. de O.; MUSICAL, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação. Práticas criativas no ensino e aprendizagem da música – um estudo dos artigos dos Anais e Revistas da ABEM. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015b. v. 1.

FONTERRADA, M. T. de O. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical. São Paulo: Editora UNESP Digital, 2015a.

FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5-41, 2002.

FREGA, A. L. Evaluar experiencias de creatividad musical en el aula: informe sobre una línea de investigación. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, p. 13-24, set. 2010.

FREIXEDAS, C. M. O desenvolvimento de aspectos humanos e técnicos através do ensino da flauta doce. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

FUGIMOTO, T. A. da C.; BEINEKE, V. Educação musical com idosas: processos colaborativos de composição musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. Trad. Roberto Cataldo Costa.

GOMYDE, L. D. C., NAKAO, J. V. D.; REIS, L. A. dos. O ensino de música e suas aprendizagens na escola: práticas criativas em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

GRAY, D. E.. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.

JEFFREY, B.; WOODS, P. Creative learning in the Primary School. London: Routledge, 2009.

LANDGRAF, R. M. Paisagem sonora na educação infantil: o caminhar para uma escuta pensante através de ações do PIBID. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

LEANDRO, A. C. da S.; SILVA, N. F. de S. O jovem, a educação básica e o processo colaborativo: um relato de experiência das disciplinas de Atividades Orientadas III e Estágio Supervisionado IV. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

LEITE, J. C.; DUARTE, K.; NUNES, H. de S. A composição de microcanções na escola básica: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

LIMA, J. C. de; CARVALHO, V. L. de. O compositor em cada um: relatos sobre a Experiência de ensino do violão básico e da composição popular num âmbito não formal de ensino. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. especial, p. 37-45, 2007.

LUBART, T. Psicologia da Criatividade. Trad. Márcia Conceição Machado Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2007b.

LUNELLI, D. C. Oficina de ritmos da cultura popular: religiosidades afro-brasileiras em pauta. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Á. da C. Linhas, vozes e tracks: a textura na composição musical de crianças. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

NAZARIO, L. da C.; MANNIS, J. A. Entre explorações e invenções: vislumbrando um modelo referencial para o desenvolvimento criativo em ambientes de ensino coletivo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 23, p. 65-76, jan./jun. 2014.

OLIVEIRA, R. D. de O.; BEINEKE, V. Composição na Educação de Jovens e Adultos: mobilizando ideias de música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

PEREIRA JR, G. A.; HARTMANN, E. Sobre o ensino da técnica de construção de melodias: considerações sobre o método pedagógico no Fundamentos da composição musical, de Arnold Schoenberg. Revista da Abem, Londrina, v. 25, n. 36, p. 115-131, jul./dez. 2017.

PEREIRA, L. R. O. de M. Educação musical no curso de Licenciatura em educação no campo: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

PINHEIRO, E. M.; PEREIRA JR, M. F. Na trilha da história: os caminhos em que a música pode nos levar. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

PINHEIRO, T. P. B. C.; LUZ, J. A. de M. Criação musical com a flauta doce: Uma experiência com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

RODRIGUES, V. P. Atividade de composição musical coletiva no ensino fundamental municipal da cidade do Rio de Janeiro: um relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

SANTOS, C. F. dos S.; MENDONÇA, Artur G. “O tambor tá tocando que tambor bonito”: a criação de um repertório percussivo. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

SCHAFER, M. O ouvido pensante. Trad. Marisa Fonterrada, Magda Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Unesp, 1991.

______. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Trad. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011a.

______. Educação Sonora. São Paulo: Melhoramentos, 2011b.

SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

TAFURI, J. Processes and teaching strategies in music improvisation with children. In: DELIÈGE, Irène; WIGGINS, Geraint A. (Eds.). Musical creativity: multidisciplinary research in theory and practice. New York: Psychology Press, 2006. p. 134-157.

TRAJANO, T. da C. Educação musical e a prática de projetos: um relato de experiência sobre o processo de criação de um musical com alunos do Instituto Federal do Maranhão - Campus Centro Histórico. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

TRISTÃO, C. R. Y.; BEINEKE, V. Um barulho estranho: relato de experiência com uma turma do 3º ano do ensino fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

TRISTÃO, C. R. Y.; LUZ, S. D. da. Sonoplastia e trilha sonora: uma experiência interdisciplinar com alunos do 8º ano de uma escola municipal. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2015. v. 1.

VIEIRA, D. Entre risos e rimas: criação musical e protagonismo em classes de EJA. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Natal. Anais […]. Natal: Abem, 2017. v. 2.

VIEIRA, R. A criatividade no foco da educação musical. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

VISNADI, G. F.; BEINEKE, V. “De amizade, letras e ritmos”: ideias das crianças sobre a composição musical na escola básica. Revista da Abem, Londrina, v. 24, n. 36, p. 71-84, jan./jun. 2016.

WAZLAWICK, P.; MAHEIRIE, K. Sujeitos e músicas em movimentos criadores compondo comunidades de prática musical. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 21, p. 103-112, mar. 2009.

WEBSTER, P. Creative Thinking in Music, Twenty-Five Years On. Music Educators Journal, California, p. 26-32, mar. 2016.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Pelizzon, L. V. M. de O., & Beineke, V. (2019). CRIATIVIDADE E PRÁTICAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES RECENTES NOS ANAIS DE CONGRESSOS DA ABEM. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/784

Edição

Seção

Artigos