EDUCAÇÃO MUSICAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM REVISTAS BRASILEIRAS DE ARTES/MÚSICA QUALIS A1 E SEUS ANAIS DE EVENTOS REGIONAIS E NACIONAIS (2006-2016)

Autores

  • Paulyane Nascimento Zimmer Universidade Federal do Pará
  • Jéssika Castro Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Áureo Déo DeFreitas Universidade Federal do Pará

Resumo

Neste estudo, os pesquisadores analisam a produção gratuita sobre educação musical e Transtorno do Espectro Autista (2006-2016) nas revistas brasileiras Qualis A1 Artes/Música (avaliação 2014): (a) Música HODIE, Per Musi, ABEM e OPUS, e (b) Anais Regionais e Nacionais da ABEM e Nacionais da ANPPOM, descrevendo os enfoques/procedimentos de ensino. Com uma abordagem qualitativa e uma análise descritiva, esta pesquisa levantou 3.844 artigos, sendo 16 fidedignos à temática. Os pesquisadores apontam: a região Norte como a que tem mais pesquisas na área; a importância do perfil dos professores/monitores para ensino; necessidade de suporte aos profissionais; compreensão do transtorno e perfil do educando; adaptações curriculares e práticas; acompanhamento dos pais nos estudos; conscientização dos pares; uso de repetição, reforço contingente, dicas visuais e verbais; atividades que respeitem fases do desenvolvimento humano e musical; e possibilidades dos métodos Kodály, Orff, Suzuki, String Project, Dalcroze e Willems. Observaram-se estratégias promissoras, porém necessidade de atualização dos sites e mais aprofundamento nas pesquisas.

Palavras-chave: Educação Musical, Autismo, Pedagogia Musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulyane Nascimento Zimmer, Universidade Federal do Pará

Psicóloga e Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atua em pesquisas nas áreas de Psicologia, Educação Inclusiva e Música. É Licenciada em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Musicoterapeuta pela Faculdade São Fidélis (FASFI/RJ). Atualmente é discente do Doutorado em Artes da UFPA.

Jéssika Castro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Formada no Curso Habilitação Profissional Plena de Técnico em Música Área de Artes, Instrumento Piano pelo Conservatório Carlos Gomes (IECG), graduada no Curso de Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Psicologia Educacional pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Para (UFPA). Atualmente é professora de Artes Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (PPGARTES-UFPA).

Áureo Déo DeFreitas, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Violoncello Performance pela University of Missouri (Columbia, 1989), mestrado em Violoncello Performance pela Louisiana State University (Baton Rouge, 1992) e doutorado em Ph.D. em Educação Musical pela University of South Carolina (Columbia, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA) onde ensina no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e Escola Técnica de Música (EMUFPA). Na extensão universitária, coordena a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) e Programa Cordas da Amazônia. Na pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA). Na gestão, coordena o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades específicas (NAPNE).

Referências

AFONSO, Lucyanne de Melo. Música e Autismo: práticas musicais e desenvolvimento sonoro musical de uma criança autista de 5 anos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: ABEM, 2013. p. 1396-1405.

ALVES, Daniella Camargos. Educação Musical e inclusão: a importância das aulas de música para a criança autista. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ABEM, 9., 2014, Vitória. Anais... Vitória: ABEM, 2014. p. 1530-1541.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. Anais dos Encontros Regionais. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/anais_abem.asp>. Acesso em: 5 mar. 2016.

BLUMER, Caroline. A Educação Musical aliada à clínica psicomotora e a construção simbólica no trabalho com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPPOM, 2016.

BORGES, Beatriz Mauler; MONTEIRO, Glenda da Rocha. Educação Musical Infantil e Autismo: uma proposta de ensino. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, 7., 2012, Belém. Anais... Belém: ABEM, 2012. p. 330-346.

CANDEMIL, Luciano da Silva; SILVA, Josiane Vitôr da; MULLER, Cristiane. Jardim En-Cantado: materiais didáticos para alunos com transtorno do espectro autista. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPPOM, 2016.

DIAS, Sheila Cristina Escudeiro Hernandes. Aprendizagem musical no ambiente familiar e a Síndrome de Asperger: reflexões a partir de uma cena. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Belém. Anais... Belém, 2011.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOMES, Hendy Anna Oliveira. Autismo e Educação Musical. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ABEM, 9., 2014, Vitória. Anais... Vitória: ABEM, 2014. p. 1530-1541.

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. 1. ed. São Paulo: Editora Som.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; REZENDE, Vanilce Peixoto de Morais; PARIZZI, Maria Betânia. Criança autista e Educação Musical: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: ABEM, 2013. p. 754-763.

OLIVEIRA, Glaucia Freire de; NASCIMENTO, Paulyane Silva do; DEFREITAS, Áureo Déo; AMBÉ, Geyze. Música e Inclusão: relato de experiência em uma turma de percussão infantil Educação Musical Infantil e Autismo: uma proposta de ensino. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, 7., 2012, Belém. Anais... Belém: ABEM, 2012. p. 338-337.

PAIVA, Adriana Catarina de Carvalho de; DEFREITAS, Áureo Déo. Educação Musical no Programa Cordas da Amazônia: violoncelo para crianças e adolescentes com autismo, dislexia e TDAH. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 12., 2014, São Luis. Anais... São Luis: ABEM, 2014.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Qualis Periódicos. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>. Acesso em: 5 mar. 2016.

QUALIS. In: FUNDAÇÃO CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, nov. 2017. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis>. Acesso em: 5 dez. 2017.

QUEIROZ, Isabela Cristina Sousa. O autismo: aspectos gerais e um breve relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: ABEM, 2013. p. 1530-1541.

ROCHA, Viviane Cristina da; BOGGIO, Paulo Sérgio. A música por uma óptica neurocientífica. Per Musi, Minas Gerais, n. 27, p. 132-140, jan. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pm/n27/n27a12.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2016.

RODRIGUES, Jessika Castro; DEFREITAS, Áureo Déo. Um Estudo do Processo de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará: Um projeto de Pesquisa. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: ABEM, 2013. p. 2321-2332.

RODRIGUES, Jessika Castro; DEFREITAS, Áureo Déo; SILVA, Letícia. Educação Musical Inclusiva: Aulas de Violoncelo em Grupo para Crianças e Adolescentes com Diagnóstico de Autismo e sem Diagnóstico de Transtorno. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória. Anais... Vitória: ABEM, 2011. p. 2441-2447.

RODRIGUES, Jessika Castro; PEREIRA, Cláudio Ludgero Monteiro. Desenvolvimento global do adolescente com diagnóstico de Transtorno Autista inserido em turma de educação musical para crianças e adolescentes com e sem transtorno. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória. Anais... Vitória: ABEM, 2011. p. 763-773.

RODRIGUES, Jessika Castro; PEREIRA, Claudio Ludgero Monteiro; DEFREITAS, Áureo. A Educação Musical como ferramenta de auxílio para desenvolvimento global de crianças e adolescentes com transtorno autista. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 22., 2012, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 119-126.

SOARES, Lisbeth. Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão: um estudo de caso. Revista da ABEM, v. 20, n. 27, p. 55-64, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/160/95>. Acesso em: 11 out. 2016.

MISSOURI STRING PROJECT. Missouri String Project (MSP) & Missouri Youth Orchestra (MYO). Disponível em: <https://music.missouri.edu/cmp/missouri-string-project-msp-missouri-youth-orchestra-myo>. Acesso em: 15 out. 2018.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Zimmer, P. N., Rodrigues, J. C., & DeFreitas, Áureo D. (2018). EDUCAÇÃO MUSICAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM REVISTAS BRASILEIRAS DE ARTES/MÚSICA QUALIS A1 E SEUS ANAIS DE EVENTOS REGIONAIS E NACIONAIS (2006-2016). REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/760

Edição

Seção

Artigos