RELAÇÕES COM A MÚSICA EM DIVERSOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES E SENTIDO DE VIDA

Autores

  • Maura Penna Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Luiza Pinto Universidade Federal da Paraíba
  • Susie Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

 

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, com caráter interdisciplinar, que tem como objetivo geral compreender as relações subjetivas estabelecidas com a música e sua significação na vida de sujeitos que exercem uma prática musical regular. Adotamos a metodologia de história de vida, com o uso de entrevistas narrativas, tendo coletado dados com doze alunos de cursos superiores de música. A análise busca, inicialmente, caracterizar o percurso de formação dos participantes, com base em estudos da área de educação musical. Em seguida, tomamos como referência interpretativa a teoria do sentido da vida de Viktor Frankl para discutir como os sujeitos constroem suas relações pessoais com a música. Mostramos como elas são significativas, fazendo parte dos projetos de vida e dos esforços de busca e realização de um sentido de vida. Concluímos que a maioria dos participantes vem realizando sentidos e propósitos através de suas atividades musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maura Penna, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada 1, atuando na Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba / UFPB

Ana Luiza Pinto, Universidade Federal da Paraíba

Aluna da Licenciatura em Música da UFPB; bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CANPQ/UFPB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação.

Susie Santos, Universidade Federal da Paraíba

Aluna da Licenciatura em Música da UFPB; bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CANPQ/UFPB)

Referências

ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. Educação musical não-formal e atuação profissional. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 13, p. 49-56, set. 2005.

AQUINO, Sandra Kalina Martins Cabral de. Os sentidos da performance e da docência à luz da logoteoria: um estudo com professores de instrumento em duas universidades do Nordeste. 2017. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação para prática e aprendizagem da música. In: ARAÚJO, Rosane Cardoso de; RAMOS, Danilo (Orgs.). Estudos sobre motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. p. 45-58.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de; RAMOS, Danilo (Orgs.). Estudos sobre motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: Ed. UFPR, 2015.

BURNARD, Pamela. Musical creativities in practice. Oxford (UK): Oxford University Press, 2012.

COLI, Juliana Marília. Descendência tropical de Mozart: trabalho e precarização no campo musical. ArtCultura, Uberlândia, v.10, n.11, p. 89-102, jul./dez. 2008.

CORRÊA, Marcos. Violão sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem com adolescentes. 2000. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

COX, Gordon; CRICKMORE, Leon; PLUMMERIDGE, Charles; SERGEANT, Desmond. SEMPRE: Forty years on. Psychology of Music. v. 40, n. 5, p. 523-538, 2012.

DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P. da; AQUINO, Thiago A. Avellar de (Orgs.). Logoterapia e educação. São Paulo: Paulus, 2010.

DORING, Katharina. “A música começa na pessoa”: memória e identidade musical subjetiva. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA MÚSICA E EDUCAÇÃO MUSICAL, 1., Feira de Santana, 2016. Anais... Disponível em: <https://goo.gl/gngMfF>. Acesso em: 2 set. 2017.

DOURADO et. al. Fundamentos antropológicos da logoterapia e análise existencial. In: DAMÁSIO, Bruno F.; SILVA, Joilson P. da; AQUINO, Thiago A. Avellar de (Orgs.). Logoterapia e educação. São Paulo: Paulus, 2010. p. 13-52.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FRANKL, Viktor E. O que não está escrito nos meus livros: memórias. São Paulo: É realizações, 2010.

FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2013.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GOMES, Celson. Educação musical na família: as lógicas do invisível. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 25, p. 30-40, jan./jun. 2011.

GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012.

ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora UFPR, 2006.

ILARI, Beatriz; ARAÚJO, Rosane Cardoso de (Orgs.). Mentes em música. Curitiba: DEARTES/UFPR, 2009.

KLEBER, Magali. A prática de educação musical em ONGS: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Curitiba: Appris, 2014.

MAGALHÃES, Luiz César Marques. A interface música e psicologia: uma perspectiva histórico-analítica. Revista Música, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 127-146, 2016.

MELO, Bruno Torres Araújo de. Os efeitos de estudos formais associados ao recurso didático da gravação na prática de bateristas populares. 2015. 201 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

MIGUEZ, Eloisa Marques. Educação em busca de sentido: pedagogia inspirada em Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2014.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. rev. ampl. 3. reimpr. Porto Alegre: Sulina, 2015.

QUEIROZ, Andrea Matias. Experiências formativas em música na construção dos projetos de vida dos jovens: um estudo a partir de entrevistas narrativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 2, n. 5, p. 470-482, maio/ago. 2017.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, p. 177-196, 2011.

TRAVASSOS, Elizabeth. Redesenhando as fronteiras do gosto: estudantes de música e diversidade musical. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 119-144, out. 1999.

VIEIRA, Lia Braga. A escolarização do ensino de música. Pro-posições, Campinas, v. 15, n. 2 (44), p. 141-150, maio/ago. 2004.

WILLE, Regiana Blank. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 13, p. 39-48, set. 2005.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Penna, M., Pinto, A. L., & Santos, S. (2018). RELAÇÕES COM A MÚSICA EM DIVERSOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES E SENTIDO DE VIDA. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/714

Edição

Seção

Artigos