Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de uma bandaescolar aprendem a tocar seus instrumentos a partir da identificação de estratégiasde aprendizagem musical existentes em tal contexto. A referência teórica adotadana pesquisa foi a autorregulação da aprendizagem segundo o viés sociocognitivo. Oestudo, de caráter qualitativo, foi realizado com alunos de uma banda de música escolarde uma escola profissionalizante. A coleta de dados ocorreu por meio de observaçõese entrevistas. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos se utilizam de variadasestratégias autorregulatórias para aprender, sendo as mais citadas a realização debuscas na internet, a repetição de trechos específicos, a prática de memorizarmúsicas e a solicitação de auxílio aos colegas. Um ponto importante do trabalho foia constatação de que o professor não ocupa um papel central na aprendizagem dosalunos, sendo procurado, essencialmente, para esclarecer dúvidas. No caso, ele atuamais como um incentivador da aprendizagem, o que evidenciou a necessidade dehabilidades autorregulatórias de aprendizagem por parte dos alunos em tal contexto.
Palavras-chave: autorregulação da aprendizagem musical, estratégias deaprendizagem, banda de música.
Downloads
Referências
ALVES DA SILVA, Lélio Eduardo. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical de seus integrantes e na observação da atuação dos “mestres de banda”. 242 f. Tese (Doutorado em Música) – Rio de Janeiro, UFRJ, 2010.
BANDURA, Albert. A evolução da teoria social cognitiva. In:
BANDURA, Albert.; AZZI, Roberta G.; POLYDORO, Soely (Orgs). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 15 – 41.
_________. Social cognitive theory: an agentic perspective. Asian Journal of Social Psychology, v. 2, p. 21 – 41, 1999.
BASTIAN, Hans Günther. Sobre a obviedade da pesquisa empírica. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, v.11, n. 16/17, p.76-106, 2000.
BENEDITO, Celso José Rodrigues. O mestre de filarmônica da Bahia: um educador musical. 162 f. Tese (Doutorado em Música) – Salvador, UFBA, 2011.
BÉZENAC, Christophe de; SWINDELLS, Rachel. No pain, no gain? Motivation and Self-Regulation in Music Learning. International Journal of Education & Arts, v. 10, n. 16, 2009.
BONNEVILLE-ROUSSY, Arielle; BOUFFARD, Thérèse. When quantity is not enough: Disentangling the roles of practice time, self-regulation and deliberate practice in musical achievement. Psychology of Music, Vol. 43 (5), p. 686–704, 2014.
BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 401 – 409, 2014.
CAJAZEIRA, Regina Célia. Educação continuada a distância para músicos da Filarmônica Minerva: gestão e curso batuta. 316 f. Tese (Doutorado em Música) – Salvador, UFBA, 2004.
CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no projeto de bandas e fanfarras de São José – SC: três estudos de caso. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 63-75, 2011.
DOS SANTOS, Regina. A. T.; GERLING, Cristina C. (Dis)Similarities in music performance among self-regulated learners: an exploratory study. Music Education Research, v. 13, n. 4, p. 431-446, 2011.
ERSOZLU, Zehra; MIKSZA, Peter. A Turkish adaptation of a self-regulated practice behavior scale for collegiate music students. Psychology of Music, v. 43 (6), p. 855– 869, 2014.
KANDLER, Maira Ana. Bandas Musicais do Meio Oeste Catarinense: Características e Processos de Musicalização. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Florianópolis, UDESC, 2011.
LOPES DA SILVA, Adelina; VEIGA SIMÃO, Ana M.; SÁ, Isabel. A autorregulação da aprendizagem: estudos teóricos e empíricos. Intermeio: Revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, v. 10, n. 19, p. 58-74, 2004.
MALAGA, Luis Santiago. Práticas informais no ensino coletivo de sopros: um experimento no Guri. 104 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – São Paulo, USP, 2012.
MCPHERSON, Gary; MCCORNICK, John. Motivational and Self-Regulated Learning Components of Musical Practice. Bulletin of the Council for Research in Music Education, nº 141, p. 98 – 102, 1999.
MCPHERSON, Gary; RENWICK, James M. A Longitudinal Study of Self-regulation in Children’s Musical Practice. Music Education Research, v. 3, n. 2, p. 169 – 186, 2001.
MCPHERSON, Gary E.; ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulation of musical learning: a social cognitive perspective. In: COLWELL, Richard; RICHARDSON, Carol (Eds.). The New Handbook of Research on Music Teaching and Learning. Oxford University Press: New York, 2002. p. 327–47.
MIKSZA, Peter; PRICHARD, Stephanie; SORBO, Diana. An observational study of intermediate band students’ self-regulated practice behaviors. Journal of Research in Music Education, v. 60(3), p. 254–266, 2012.
MOREIRA, Marcos. Aspectos históricos, sociais e pedagógicos nas filarmônicas do Divino e Nossa Senhora da Conceição, do estado de Sergipe. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Salvador, UFBA, 2007.
NASCIMENTO, Marco Antônio Toledo. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda de música “Da Capo”: um estudo sobre sua aplicação. 88 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Rio de Janeiro, UFRJ, 2007.
ROSÁRIO, Pedro; ALMEIDA, Leandro; GUIMARÃES, Carina; PACHECO, Mônica. Como estudam os alunos com elevado rendimento acadêmico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulação. Sobredotação, Minho, p. 103 – 116, 2001. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12476/3/2001_como_estudam_al_elev_ren.pdf. Acesso em: 17/01/2016.
ROSÁRIO, Pedro et. al. Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Psicologia, Educação e Cultura, v. X, n. 1, pp. 77 – 88, 2006.
ROSÁRIO, Pedro; POLYDORO, Soely. Capitanear o aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.
STGEORGE, Jennifer M.; HOLBROOK, Allyson P.; CANTWELL, Robert H. Learning patterns in music practice: links between disposition, practice strategies and outcomes. Music Education Research, v. 14, n. 2, p. 243-263, 2012.
VARELA, Wynnpaul; ABRAMI, Philip; UPITIS, Rena. Self-regulation and music learning: a systematic review. Psychology of Music, v. 1, p. 1 – 20, 2014.
VECCHIA, Fabrício Dalla. Educação musical coletiva com instrumentos de sopro e percussão: análise de métodos e proposta de uma sistematização. 311 f. Tese (Doutorado em Música) – Salvador, UFBA, 2012.
VEIGA SIMÃO, Ana M. A aprendizagem estratégica: intervenção em contexto educativo. Revista Portuguesa de Psicologia, v. 36, p. 139-153, 2002.
VEIGA SIMÃO, Ana. M.; FERREIRA, Paula. C.; DUARTE, Fátima. Aprender estratégias autorregulatórias a partir do currículo. In: VEIGA SIMÃO, A. M.; FRISON, L. M.; ABRAHÃO, M. H. (Org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologias e práticas. Natal: EDUFRN, 2012. p. 23 – 51.
ZIMMERMAN, Barry J.; MARTINEZ-PONS, Manuel. Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational Research Journal, v. 73, p. 614-628, 1986.
_________. Construct validation of strategy model of student self-regulated learning. Journal of Education Psychology, v. 80, p. 284-290, 1988.
ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulating academic learning and achievement: the emergence of a social cognitive perspective. Educational Psychology Review, v. 2, n. 2, 1990.
_________. Academic studying and the development of personal skill: a self-regulatory perspective. Educational Psychologist, v. 33 (2/3), p. 73-86, 1998.
_________. Self-efficacy: an essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p. 82–91, 2000.
_________. Becoming a self-regulated learner: an overview. Theory into Practice, v. 41, n. 2, p. 64-70, 2002.
_________. Attaining self-regulation: A social-cognitive perspective. In: M. BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul; ZEIDNER, Moshe. (eds.). The Handbook of Self-regulation. St. Louis: US Academic Press. 2005, p. 13– 39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).