Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar

Autores

  • Luis Antonio Braga Vieira Junior Instituto Federal do Pará
  • Maria Isabel Montandon Universidade de Brasília
  • Paulo Roberto Affonso Marins Universidade de Brasília

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de uma bandaescolar aprendem a tocar seus instrumentos a partir da identificação de estratégiasde aprendizagem musical existentes em tal contexto. A referência teórica adotadana pesquisa foi a autorregulação da aprendizagem segundo o viés sociocognitivo. Oestudo, de caráter qualitativo, foi realizado com alunos de uma banda de música escolarde uma escola profissionalizante. A coleta de dados ocorreu por meio de observaçõese entrevistas. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos se utilizam de variadasestratégias autorregulatórias para aprender, sendo as mais citadas a realização debuscas na internet, a repetição de trechos específicos, a prática de memorizarmúsicas e a solicitação de auxílio aos colegas. Um ponto importante do trabalho foia constatação de que o professor não ocupa um papel central na aprendizagem dosalunos, sendo procurado, essencialmente, para esclarecer dúvidas. No caso, ele atuamais como um incentivador da aprendizagem, o que evidenciou a necessidade dehabilidades autorregulatórias de aprendizagem por parte dos alunos em tal contexto.

Palavras-chave: autorregulação da aprendizagem musical, estratégias deaprendizagem, banda de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Antonio Braga Vieira Junior, Instituto Federal do Pará

Mestre em Música pela Universidade de Brasília e Professor de Arte / Música do Instituto Federal do Pará

Maria Isabel Montandon, Universidade de Brasília

Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1980), Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (1981), Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Educação Musical/ Pedagogia do Piano pela University of Oklahoma (1998). Professora do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Atua na graduação presencial e à distância e na pós-graduação, nas áreas de Estágio Docente, Laboratório de Ensino e Aprendizagem, Metodologia da Pesquisa em Música, Ensino de Instrumento e Práticas Docentes. Foi Coordenadora das Licenciaturas da UnB, vinculada ao Decanato de Graduação (CIL-UnB) entre 2009 e 2011. Foi coordenadora institucional do Edital Capes PRODOCÊNCIA e PIBID (2011). Foi coordenadora do XII Encontro Regional da ABEM Centro-Oeste (2012), e do XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical-ABEM (4-8 novembro 2013). Coordenadora do convênio Linneaus - Palm entre a Universidade de Örebro e a Universidade de Brasília-UnB (2011-2012) e professora visitante da Universidade de Örebro. Membro suplenete do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) (2016-). Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Artes da Universidade de Brasília - PROFARTES-UnB. Atualmente é representante do Instituto de Artes no Conselho Universitário (CONSUNI)

Paulo Roberto Affonso Marins, Universidade de Brasília

Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de Brasília, mestrado em Tecnologia Musical pela Indiana University (2002) e doutorado no Departamento de Music/Sound Recording - University Of Surrey (2009). Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade de Brasília desde 2010. Professor Visitante da Universidade de Orebro - Suécia (2012).Tem experiência acadêmica em docência e pesquisa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Musical a Distância, Tecnologia Musical, Educação Musical, Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Musical, Engenharia de Áudio, Contrabaixo Elétrico e Psicoacústica. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (2011 a 2015). Realizou estudos pós-doutorais na New York University onde atuou como Visiting Scholar (2015-2016) no Music Experience and Design Lab daquela instituição.

Referências

ALVES DA SILVA, Lélio Eduardo. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical de seus integrantes e na observação da atuação dos “mestres de banda”. 242 f. Tese (Doutorado em Música) – Rio de Janeiro, UFRJ, 2010.

BANDURA, Albert. A evolução da teoria social cognitiva. In:

BANDURA, Albert.; AZZI, Roberta G.; POLYDORO, Soely (Orgs). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 15 – 41.

_________. Social cognitive theory: an agentic perspective. Asian Journal of Social Psychology, v. 2, p. 21 – 41, 1999.

BASTIAN, Hans Günther. Sobre a obviedade da pesquisa empírica. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, v.11, n. 16/17, p.76-106, 2000.

BENEDITO, Celso José Rodrigues. O mestre de filarmônica da Bahia: um educador musical. 162 f. Tese (Doutorado em Música) – Salvador, UFBA, 2011.

BÉZENAC, Christophe de; SWINDELLS, Rachel. No pain, no gain? Motivation and Self-Regulation in Music Learning. International Journal of Education & Arts, v. 10, n. 16, 2009.

BONNEVILLE-ROUSSY, Arielle; BOUFFARD, Thérèse. When quantity is not enough: Disentangling the roles of practice time, self-regulation and deliberate practice in musical achievement. Psychology of Music, Vol. 43 (5), p. 686–704, 2014.

BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 401 – 409, 2014.

CAJAZEIRA, Regina Célia. Educação continuada a distância para músicos da Filarmônica Minerva: gestão e curso batuta. 316 f. Tese (Doutorado em Música) – Salvador, UFBA, 2004.

CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no projeto de bandas e fanfarras de São José – SC: três estudos de caso. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 63-75, 2011.

DOS SANTOS, Regina. A. T.; GERLING, Cristina C. (Dis)Similarities in music performance among self-regulated learners: an exploratory study. Music Education Research, v. 13, n. 4, p. 431-446, 2011.

ERSOZLU, Zehra; MIKSZA, Peter. A Turkish adaptation of a self-regulated practice behavior scale for collegiate music students. Psychology of Music, v. 43 (6), p. 855– 869, 2014.

KANDLER, Maira Ana. Bandas Musicais do Meio Oeste Catarinense: Características e Processos de Musicalização. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Florianópolis, UDESC, 2011.

LOPES DA SILVA, Adelina; VEIGA SIMÃO, Ana M.; SÁ, Isabel. A autorregulação da aprendizagem: estudos teóricos e empíricos. Intermeio: Revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, v. 10, n. 19, p. 58-74, 2004.

MALAGA, Luis Santiago. Práticas informais no ensino coletivo de sopros: um experimento no Guri. 104 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – São Paulo, USP, 2012.

MCPHERSON, Gary; MCCORNICK, John. Motivational and Self-Regulated Learning Components of Musical Practice. Bulletin of the Council for Research in Music Education, nº 141, p. 98 – 102, 1999.

MCPHERSON, Gary; RENWICK, James M. A Longitudinal Study of Self-regulation in Children’s Musical Practice. Music Education Research, v. 3, n. 2, p. 169 – 186, 2001.

MCPHERSON, Gary E.; ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulation of musical learning: a social cognitive perspective. In: COLWELL, Richard; RICHARDSON, Carol (Eds.). The New Handbook of Research on Music Teaching and Learning. Oxford University Press: New York, 2002. p. 327–47.

MIKSZA, Peter; PRICHARD, Stephanie; SORBO, Diana. An observational study of intermediate band students’ self-regulated practice behaviors. Journal of Research in Music Education, v. 60(3), p. 254–266, 2012.

MOREIRA, Marcos. Aspectos históricos, sociais e pedagógicos nas filarmônicas do Divino e Nossa Senhora da Conceição, do estado de Sergipe. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Salvador, UFBA, 2007.

NASCIMENTO, Marco Antônio Toledo. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda de música “Da Capo”: um estudo sobre sua aplicação. 88 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Rio de Janeiro, UFRJ, 2007.

ROSÁRIO, Pedro; ALMEIDA, Leandro; GUIMARÃES, Carina; PACHECO, Mônica. Como estudam os alunos com elevado rendimento acadêmico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulação. Sobredotação, Minho, p. 103 – 116, 2001. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12476/3/2001_como_estudam_al_elev_ren.pdf. Acesso em: 17/01/2016.

ROSÁRIO, Pedro et. al. Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Psicologia, Educação e Cultura, v. X, n. 1, pp. 77 – 88, 2006.

ROSÁRIO, Pedro; POLYDORO, Soely. Capitanear o aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

STGEORGE, Jennifer M.; HOLBROOK, Allyson P.; CANTWELL, Robert H. Learning patterns in music practice: links between disposition, practice strategies and outcomes. Music Education Research, v. 14, n. 2, p. 243-263, 2012.

VARELA, Wynnpaul; ABRAMI, Philip; UPITIS, Rena. Self-regulation and music learning: a systematic review. Psychology of Music, v. 1, p. 1 – 20, 2014.

VECCHIA, Fabrício Dalla. Educação musical coletiva com instrumentos de sopro e percussão: análise de métodos e proposta de uma sistematização. 311 f. Tese (Doutorado em Música) – Salvador, UFBA, 2012.

VEIGA SIMÃO, Ana M. A aprendizagem estratégica: intervenção em contexto educativo. Revista Portuguesa de Psicologia, v. 36, p. 139-153, 2002.

VEIGA SIMÃO, Ana. M.; FERREIRA, Paula. C.; DUARTE, Fátima. Aprender estratégias autorregulatórias a partir do currículo. In: VEIGA SIMÃO, A. M.; FRISON, L. M.; ABRAHÃO, M. H. (Org.). Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologias e práticas. Natal: EDUFRN, 2012. p. 23 – 51.

ZIMMERMAN, Barry J.; MARTINEZ-PONS, Manuel. Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational Research Journal, v. 73, p. 614-628, 1986.

_________. Construct validation of strategy model of student self-regulated learning. Journal of Education Psychology, v. 80, p. 284-290, 1988.

ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulating academic learning and achievement: the emergence of a social cognitive perspective. Educational Psychology Review, v. 2, n. 2, 1990.

_________. Academic studying and the development of personal skill: a self-regulatory perspective. Educational Psychologist, v. 33 (2/3), p. 73-86, 1998.

_________. Self-efficacy: an essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p. 82–91, 2000.

_________. Becoming a self-regulated learner: an overview. Theory into Practice, v. 41, n. 2, p. 64-70, 2002.

_________. Attaining self-regulation: A social-cognitive perspective. In: M. BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul; ZEIDNER, Moshe. (eds.). The Handbook of Self-regulation. St. Louis: US Academic Press. 2005, p. 13– 39.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Vieira Junior, L. A. B., Montandon, M. I., & Marins, P. R. A. (2018). Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar. REVISTA DA ABEM, 25(38). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/662

Edição

Seção

Artigos