Preferência musical em sistemas de recomendação baseados em folksonomia: tendências de usuários brasileiros da rede Last.Fm
Resumo
A preferência musical diz respeito às escolhas realizadas por ouvintes levando emconta um determinado repertório, artista ou obra. Na contemporaneidade, o uso deestratégias para a organização e difusão das informações mediadas pela tecnologiatem sido cada vez mais importante, considerando o grande volume de produção emtempos de transmissão digital (streaming). Recentemente, algumas redes sociaistêm feito uso de descritores empregados pelos próprios usuários para indexar osconteúdos digitais disponíveis, estratégia conhecida como folksonomia e que podeser descrita como uma taxonomia popular. Neste estudo, procuramos compreender aspreferências musicais de usuários brasileiros da rede social Last.Fm. Após a compilaçãodos dados públicos disponibilizados pela rede, analisamos a preferência dos usuáriosbrasileiros empregando um coeficiente múltiplo de determinação (R²), considerandotambém as “etiquetas” (tags) empregadas para designar os artistas ao longo de umperíodo de 74 semanas. A preferência musical dos usuários brasileiros da rede Last.Fm tende à música produzida por artistas estrangeiros, uma forte característica docenário sociocultural da modernidade líquida. Além disso, não se observou diferençassignificativas no uso de tags contendo descritores essencialmente brasileiros e aquelascontendo descritores genéricos para a etiquetagem de artistas brasileiros. Embora afolksonomia pareça ser uma estratégia promissora para a organização da informação,os resultados encontrados sugerem a importância do debate em torno da preferênciamusical pelos pesquisadores da área de música e educação.
Palavras-chave: folksonomia, preferência musical, redes sociais.
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