Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações
Resumo
O artigo, de caráter ensaístico, objetiva pensar a formação de professores de músicae elucubrar algumas possibilidades e inovações, considerando a tríade formaçãohumana, ética e produção de conhecimentos. Destacam-se alguns pontos einterfaces para pensar o tema: educação musical, formação acadêmico-profissional,estudantes, conhecimentos e desenvolvimento profissional. Aponta-se que alicenciatura é um dispositivo de formação acadêmico-profissional de professores.Contudo, a formação docente envolve processos formativos pessoais, presentes nae para além da formação no curso superior. A formação de um professor de músicaimplica exercício permanente com a própria experiência com e no processo dedesenvolvimento pessoal e profissional. A educação, de modo geral, e a educaçãomusical, em especial, por serem práticas sociais e históricas, sempre estarão setransformando, e essa transformação implica desafios éticos, humanos, para que sepense em possibilidades e inovações na formação de professores.
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