Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações

Autores

  • Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

Resumo

O artigo, de caráter ensaístico, objetiva pensar a formação de professores de músicae elucubrar algumas possibilidades e inovações, considerando a tríade formaçãohumana, ética e produção de conhecimentos. Destacam-se alguns pontos einterfaces para pensar o tema: educação musical, formação acadêmico-profissional,estudantes, conhecimentos e desenvolvimento profissional. Aponta-se que alicenciatura é um dispositivo de formação acadêmico-profissional de professores.Contudo, a formação docente envolve processos formativos pessoais, presentes nae para além da formação no curso superior. A formação de um professor de músicaimplica exercício permanente com a própria experiência com e no processo dedesenvolvimento pessoal e profissional. A educação, de modo geral, e a educaçãomusical, em especial, por serem práticas sociais e históricas, sempre estarão setransformando, e essa transformação implica desafios éticos, humanos, para que sepense em possibilidades e inovações na formação de professores.

 

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Biografia do Autor

Cláudia Ribeiro Bellochio, UFSM

Professora da UFSM, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no ensino de graduação de pós-graduação.

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Publicado

2017-04-03

Como Citar

Bellochio, C. R. (2017). Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/595

Edição

Seção

Artigos